Effects of Entrepreneurial Characteristics and University Environment on Entrepreneurial Intention
Artigo principal Conteúdo
Resumo
O estudo teve como objetivo investigar os efeitos das caracterÃsticas empreendedoras e do ambiente universitário na intenção empreendedora do estudante universitário. Foi desenvolvido e validado um modelo que considera o ambiente universitário, a autoeficácia e assumir riscos como influenciadores diretos da intenção empreendedora, e as caracterÃsticas empreendedoras como influenciadoras da autoeficácia. A metodologia empregada foi quantitativa e os dados foram analisados por meio de Modelos de Equações Estruturais com a técnica de MÃnimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). A amostra utilizada foi composta por 287 estudantes universitários do último ano dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os resultados indicam que a intenção empreendedora dos estudantes é influenciada pelo ambiente universitário, pela atitude em relação a assumir riscos e pela autoeficácia. A autoeficácia, por sua vez, é influenciada pelas caracterÃsticas de planejador, liderança e inovador dos estudantes. A pesquisa colabora com reflexões complementares aos estudos sobre empreendedorismo, apresentando um modelo para avaliação das caracterÃsticas empreendedoras dos estudantes e do contexto empreendedor das instituições de ensino, e comprovando que existe uma relação positiva entre o contexto e a educação empreendedora com a intenção empreendedora dos estudantes.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Moraes, G. H. S. M. de, Iizuka, E. S., & Pedro, M. (1). Effects of Entrepreneurial Characteristics and University Environment on Entrepreneurial Intention. Revista De Administração Contemporânea, 22(2), 226-248. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018170133
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.