Construindo o conceito de competência



Artigo principal Conteúdo

Maria Tereza Leme Fleury
Afonso Fleury

Resumo

Nos últimos anos, o tema competência, seu desenvolvimento, sua gestão, entrou para a pauta das discussões acadêmicas e empresariais, associado a diferentes instâncias de compreensão: no nível da pessoa (a competência do indivíduo), das organizações (as core competences) e dos países (sistemas educacionais e formação de competências). O objetivo deste trabalho é recuperar o debate teórico a respeito da noção de competência, explicitando o conceito em seus vários níveis de compreensão, relacionando-o à estratégia e aos processos de aprendizagem organizacional. Para tanto, o diálogo entre a literatura americana e a literatura européia, principalmente francesa, enriqueceu a construção deste conceito.

Detalhes do artigo

Como Citar
Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2018). Construindo o conceito de competência. Revista De Administração Contemporânea, 5(spe), 183-196. https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000500010
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Tereza Leme Fleury, Universidade de São Paulo

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professora Titular e Vice-Diretora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, além de Coordenadora do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas. Editora da Revista de Administração da Universidade de São Paulo. Suas áreas de interesse em pesquisa são gestão de pessoas, gestão de competências, cultura, aprendizagem organizacional.

Afonso Fleury, Universidade de São Paulo

Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, além de Diretor-Presidente da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Suas áreas de interesse em pesquisa são organização do trabalho, cadeias produtivas, operações de manufatura internacional.