Políticas de Ciência Aberta da RAC

Temos o compromisso de promover a pesquisa em gestão, particularmente, mas não exclusivamente, na América Latina. Além disso, estamos comprometidos com o fato de os artigos publicados na RAC serem citáveis, reconhecíveis, transparentes, reproduzíveis e reconhecidos como produtos intelectuais de alto valor e qualidade. Também estamos comprometidos em tornar os dados de pesquisa dos artigos publicados pela revista como FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable — localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis). Para isso, estamos comprometidos com as práticas de ciência aberta. Nestas diretrizes, apresentamos nossa política para essas práticas, que incluem:

  1. Acesso Aberto (Open Access)
  2. Dados Abertos (Open Data)
  3. Materiais Abertos (Open Materials)
  4. Educação Aberta (Open Education)
  5. Revisão por pares Aberta (Open Peer Review)
  6. Preprints

 

Diretrizes gerais da RAC em conformidade com a Ciência Aberta:

  • Os autores devem seguir todas as diretrizes de submissão descritas no documento "Diretrizes para publicação", disponível em: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/about/submissions
  •  
  • Autores devem preencher a Declaração de Ciência Aberta (Open Science Statement) disponível em: http://anpad.org.br/diversos/2020/2020_RAC_Open_Science_Statement.docx. A Declaração de Ciência Aberta preenchida deve ser inserida no final da Cover Letter.
  •  
  • Os autores devem concordar em compartilhar os dados da pesquisa, seguindo as especificidades da Tabela 1.
  •  
  • É obrigatório que os autores informem: (1) se os dados foram usados em um artigo ou preprint publicado anteriormente (compartilhando o número DOI associado) e (2) se os autores pretendem usar os mesmos dados em estudos futuros (nesse caso, os autores devem se comprometer a citar o artigo publicado na RAC em estudos futuros).
  •  
  • Promovemos a reutilização de dados. Os autores devem citar o estudo original e o DOI dos dados reutilizados. Os dados reutilizados devem ser armazenados em um repositório aberto e usados em um artigo publicado anteriormente.
  •  
  • Aceitamos a submissão de artigos que tenham sido depositados como preprint, desde que estejam armazenados em plataformas confiáveis, como Scielo Preprints, SSRN, e OSF.
  •  
  • Promovemos a revisão por pares aberta. A RAC convida os revisores a permitir que incluam sua identificação na versão final de todos os artigos publicados submetidos a revisão duplo-cega.
  •  
  • A RAC também promove a prática do compartilhamento de pareceres (Open Reports). A RAC convida todos os revisores a permitir o compartilhamento do conteúdo de seus pareceres avaliativos juntamente com o artigo publicado.

 

Dados, Códigos e Materiais Abertos

Desde julho de 2018, a RAC incentiva os autores a compartilhar seus dados e materiais de pesquisa. A partir de 01 de dezembro de 2020, os autores de novas submissões devem obrigatoriamente compartilhar os dados da pesquisa, seguindo as especificidades da Tabela 1.

Promovemos a reutilização de dados. Os autores devem citar o estudo original e o DOI dos dados reutilizados. Os dados reutilizados devem ser armazenados em um repositório aberto e usados em um artigo publicado anteriormente.

Para garantir a reprodutibilidade, desde a edição 22(4), publicada em julho de 2018, os manuscritos aceitos na Revista de Administração Contemporânea (RAC) puderam receber até dois ícones, além do ícone de acesso aberto, em reconhecimento de práticas científicas abertas. Isso inclui um ícone de dados abertos e um ícone de materiais abertos. A atribuição de um ou mais desses ícones, reconhecendo as práticas abertas, está condicionada ao fornecimento de informações pelos autores. Essas informações consistem nas referências completas, contendo URL e código DOI, para os dados e/ou materiais depositados em um repositório público. Esses ícones aparecem na parte inicial do documento publicado e as informações sobre práticas abertas são publicadas em uma nota que aparece no final do artigo, após a lista de referências. Os ícones são concedidos de acordo com o método de divulgação, no qual os autores fornecem informações públicas, indicando que cumprem os critérios para atribuir esses ícones ao trabalho publicado na RAC.

A menos que o artigo seja teórico e não possua nenhum dado ou material para compartilhar, esta revista sempre disponibilizará dados e/ou materiais utilizados na pesquisa publicada.

Ícone de dados abertos: os autores do artigo fornecem uma URL, DOI ou outro caminho permanente que permite acesso irrestrito aos dados em um repositório público de código aberto (como Mendeley ou Zenodo). Desde Julho de 2018 a revista incentiva fortemente os autores a disponibilizar abertamente todos os dados associados à sua submissão, de acordo com os princípios da FAIR (Localizável, Acessível, Interoperável, Reutilizável), e desde 01 de Dezembro de 2020 tornou-se obrigatório o compartilhamento para novas submissões. Se os dados não estiverem sendo disponibilizados com a publicação da revista, o ideal é que uma declaração do autor seja fornecida dentro da submissão para explicar o porquê. Dados obtidos de outras fontes devem ser adequadamente creditados. Se a pesquisa incluir o uso de código de software, análise estatística ou algoritmos, também recomendamos que os autores façam o upload do código no Code Ocean, onde ele será hospedado em uma plataforma aberta de reprodutibilidade computacional baseada em nuvem, oferecendo aos pesquisadores e desenvolvedores uma maneira fácil de compartilhar, validar e descobrir código publicado em revistas acadêmicas.

Ícone de materiais abertos: os autores do artigo fornecem URL, DOI ou outro caminho permanente para acessar os materiais em um repositório público de acesso aberto. Além disso, os autores também fornecem informações suficientes para que uma pessoa interessada possa reproduzir a metodologia relatada. Como a seção Materiais e Métodos tradicional geralmente inclui detalhes insuficientes para os leitores avaliarem completamente o processo de pesquisa, a revista incentiva os autores a publicar descrições detalhadas de seus métodos estruturados em plataformas abertas e on-line, como protocols.io. Ao fornecer uma descrição passo a passo dos métodos utilizados no estudo, a chance de reprodutibilidade e usabilidade aumenta, além de permitir que os autores construam seus próprios trabalhos e obtenham créditos e citações adicionais.

Em submissões feitas até 30 de Novembro de 2020, em casos específicos em que os autores optam por não fornecer dados e/ou materiais utilizados nas suas pesquisas, uma nota explicativa dessa decisão deve ser apresentada nas partes finais do documento publicado.

 

Diretrizes para a Ciência Aberta na Pesquisa Qualitativa

Reconhecemos que as práticas de dados abertos são mais desafiadoras em pesquisas qualitativas do que quantitativas. Com esses desafios em mente, fornecemos uma lista de itens que os autores podem usar antes de (1) enviar seu artigo de pesquisa qualitativa e (2) reutilizar dados qualitativos de artigos publicados anteriormente.

 

Para autores que submetem um artigo de pesquisa qualitativa

. Certifique-se de descrever todos os procedimentos de coleta de dados no texto principal do artigo ou em um apêndice (se necessário);

. Faça afirmações inequívocas sobre cada etapa da coleta de dados;

. Explique aos participantes que os dados do estudo serão publicados sob a licença CC 1.0 "Dedicação ao Domínio Público" e estarão abertos para uso acadêmico e em pesquisas futuras;

. Reconheça que a RAC não exige a identidade dos participantes, mas a RAC exige todos os dados anônimos (ou seja, não identificados) para todos os participantes. Assim, os autores podem tornar os dados livres de identificadores pessoais ou de qualquer variável que permita a vinculação dedutiva com participantes específicos;

. Apresente qualquer protocolo de confidencialidade aplicável em um apêndice.

 

Para autores que reutilizam dados qualitativos de artigos publicados anteriormente

. Relate explicitamente o objetivo do artigo original e os procedimentos utilizados ao longo da coleta de dados. Insinuar que “o artigo original explica a coleta de dados” não é suficiente. Leitores e revisores devem ser capazes de julgar e tomar decisões informadas sobre os procedimentos sem necessariamente acessar o artigo original;

. Reconheça que os dados originais podem não ter sido coletados para responder à mesma pergunta de pesquisa; assim, os autores precisam explicar as diferenças entre os artigos no uso de dados;

. Reconheça que os autores não têm o benefício da experiência contextual na coleta de dados;

. Certifique-se de que você pode confiar que os pesquisadores originais seguiram os procedimentos descritos no artigo original;

. Relate qualquer inconsistência entre a descrição dos dados do artigo original e o conjunto de dados;

. Relate de forma consistente o contexto situacional do artigo original e como os autores originais constroem conhecimento usando os dados;

. Relate o papel (se houver) que o pesquisador da reutilização de dados teve na coleta de dados e na pesquisa original.

 

 A RAC não aceitará artigos com dados qualitativos reutilizados que:

. Não usa apropriadamente os dados originais ou os usa fora do contexto;

. Não fornece um protocolo de pesquisa contendo todas as análises do conjunto de dados original;

. Falta transparência (de qualquer aspecto) sobre a pesquisa original.

 

Referências:

Chauvette, A., Schick-Makaroff, K., & Molzahn, A. E. (2019). Open data in qualitative research. International Journal of Qualitative Methods, 18, 1-6. https://doi.org/10.1177/1609406918823863

Poth, C. N. (2019). Rigorous and ethical qualitative data reuse: Potential perils and promising practices. International Journal of Qualitative Methods, 18, 1-4. https://doi.org/10.1177/1609406919868870

 

Educação Aberta (Open Education)

A educação aberta refere-se à disponibilidade aberta e gratuita de recursos educacionais. A RAC apóia práticas de Educação Aberta e implementou sua própria iniciativa: a seção de artigos tutoriais. Nesta seção, os leitores podem acessar gratuitamente recursos para métodos de aprendizagem. A RAC acredita que tais práticas e, em particular, a iniciativa de artigos tutoriais ajudam a elevar os padrões da pesquisa acadêmica e ajudam na formação de todos os interessados. Acreditamos que a Educação Aberta traz ciência e tecnologia para todos, independentemente da classe social e do envolvimento das instituições. Encorajamos os autores a aprender mais sobre nossa iniciativa de artigos tutoriais.

 

Revisão por pares Aberta (Open Peer Review)

A RAC, alinhada às práticas da Ciência Aberta (Open Science), em Janeiro/2020, passou a incentivar os revisores a aderirem ao Open Peer Review, em que o periódico publica, na página de título de cada artigo, informações sobre os editores e revisores que contribuíram com o processo de revisão por pares de cada artigo. Depois que o artigo revisado é aceito para publicação, revisores e editores são convidados a autorizar a revelar suas identidades. Desde agosto/2020, a RAC promove a prática de compartilhamento de pareceres (Open Reports).

Desde 07 de Agosto de 2020, novas submissões para a RAC devem estar em conformidade com as seguintes políticas de Revisão por pares Aberta (Open Peer Review).

 

Compartilhamento de Pareceres (Open Reports)

A partir de agosto de 2020 (edição v. 25, n. 2), a RAC começou a publicar, juntamente com o artigo, os relatórios de revisão por pares contendo os comentários dos revisores e as respostas dos autores. Esse conteúdo é publicado mediante autorização dos revisores para divulgar seus relatórios e identidades.

O Relatório de Revisão por Pares (Peer Review Report) está disponível na página do artigo no site da revista, por meio de um botão com o mesmo nome, que redireciona os leitores para o relatório constante em um documento na plataforma Zenodo. Esse documento é de autoria dos autores e revisores, e possui um DOI exclusivo. O conteúdo do Relatório de Revisão por Pares (Peer Review Report) é uma cópia integral dos relatórios dos revisores e dos autores. Erros de digitação e pontuação não serão editados. Somente comentários que violem as políticas éticas da revista, como comentários depreciativos ou difamatórios, serão editados (omitidos) do relatório. Nesses casos, será declarado que partes do relatório foram editadas. Até 90 dias após a publicação do Relatório de Revisão por Pares (Peer Review Report), autores e revisores podem solicitar correções em seus relatórios apenas se o erro identificado diferir do conteúdo original do relatório.

 

Para autores:

Todos os autores devem permitir a publicação de todas as respostas em seus relatórios de revisão por pares. Ou seja, as respostas dos autores aos editores e revisores durante o processo de avaliação da submissão.

Na submissão, os autores devem permitir a publicação de todas as respostas dos relatórios ao enviar, juntamente com a submissão, a "Declaração de Ciência Aberta" (Open Science Statement) preenchida, disponível em: http://anpad.org.br/diversos/2020/2020_RAC_Open_Science_Statement.docx. A Declaração de Ciência Aberta preenchida deve ser inserida no final da Cover Letter.

 

Para revisores e editores:

A RAC convida revisores e editores a autorizar:

(1) incluir sua identificação na versão final de todos os artigos publicados em revisão duplo-cega; ou,

(2) incluir sua identificação na versão final de todos os artigos publicados em revisão duplo-cega E o conteúdo de seus pareceres, que serão compartilhados com o artigo publicado.

 

Preprints

A RAC aceita a submissão de artigos que tenham sido depositados como preprint, desde que estejam armazenados em plataformas confiáveis, como Scielo Preprints, SSRN, e OSF.

Na submissão, os autores devem informar se o artigo foi submetido a servidor de preprint ao enviar a "Declaração de Ciência Aberta" (Open Science Statement) preenchida, disponível em: http://anpad.org.br/diversos/2020/2020_RAC_Open_Science_Statement.docx. A Declaração de Ciência Aberta preenchida deve ser inserida no final da Cover Letter.

 

Tabela 1. Demanda da RAC para ação dos autores.

Tipo de dados / ou tipo de estudo

 Exemplos

Demanda da RAC para ação dos autores

Dados primários

Dados gerados originalmente pelos autores, como pesquisas, questionários, entrevistas, etc.

Compartilhamento obrigatório

Dados secundários

Banco Mundial, Ipeadata, dados do governo etc.

Compartilhamento obrigatório

Dados reutilizados

Dados publicados em repositórios públicos, como Harvard Dataverse, Mendeley, etc.

Compartilhamento obrigatório

Dados experimentais

Experimentos de laboratório, etc.

Compartilhamento obrigatório

Códigos e protocolos de pesquisa

Scripts, códigos, designs de entrevistas, coleta estruturada de dados, programas ou funções de computador, etc.

Compartilhamento obrigatório

Simulação

Dados gerados dentro de um código ou protocolo de pesquisa

Compartilhamento obrigatório

Dados proprietários

Dados coletados de bancos de dados, como Economática, Compustat e similares

Cumprir o compartilhamento ou explicar por que não pode compartilhar. Se os autores não tiverem direitos legais sobre os dados coletados, os autores deverão:

  1. Apresentar um código com o comando para baixar os dados da fonte original, se possível;
  2. Apresentar uma tabela contendo o nome / título da variável / dados, conforme definido pela fonte original. Nenhum nome alterado é aceito; e,
  3. Comprometer-se a apoiar editores e revisores que tentam replicar resultados

Artigos teóricos

 

Nenhum compartilhamento de dados é necessário. Os autores devem informá-lo na Declaração de Ciência Aberta (Open Science Statement).