Strategies in Universities: Tensions Between Macro Intentions and Micro Actions
Artigo principal Conteúdo
Resumo
No contexto universitário, as estratégias assumem uma configuração distinta em razão da permanente disputa entre a alta administração e a área acadêmica. Isso desencadeia um conflito que contrapõe macro intenções da administração a micro ações das unidades acadêmicas. Neste estudo, examinamos em que extensão estratégias acadêmicas são impactadas pelas tensões desencadeadas por macro intenções da alta administração e micro ações da gestão acadêmica. A pesquisa baseia-se em estudo comparado abrangendo três universidades brasileiras. Identificamos como principais fontes de tensões entre alta administração e gestão acadêmica: a complexidade organizacional, o contexto polÃtico, a estrutura frouxamente acoplada e a autonomia profissional. Resultados revelaram um difÃcil alinhamento entre intenções e ações enquanto estratégias relevantes são praticadas no setor acadêmico. ConcluÃmos que modelos gerenciais importados do mercado apresentam benefÃcios duvidosos e controversos na gestão de universidades. A maioria das estratégias foi representada por micro ações na área acadêmica, derivadas de iniciativas espontâneas, insights, intuições e ações não intencionais de gestores acadêmicos e professores, com significativo impacto tanto no desempenho acadêmico quanto no organizacional.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Meyer Junior, V., Pascuci, L. M., & Meyer, B. (1). Strategies in Universities: Tensions Between Macro Intentions and Micro Actions. Revista De Administração Contemporânea, 22(2), 163-177. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018160081
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.