A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática



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Claudia Simone Antonello
Arilda Schmidt Godoy

Resumo

A literatura sobre Aprendizagem Organizacional [AO] tem avançado não somente no volume de publicações, mas apontando outras dimensões do tema. Envolve diversos campos teóricos: psicológicos, sociológicos, culturais, históricos e metodológicos, além da gestão propriamente dita. Assim, pergunta-se: Quais questões e características básicas fazem a AO peculiar e a separa de outros conceitos relacionados? Para responder a este questionamento são apresentadas as diversas perspectivas teóricas que abordam AO, algumas questões e reflexões relacionadas às teorias, assim como definições e estudos desenvolvidos no campo. Utilizando-se uma análise de inspiração multiparadigmática, as contribuições identificadas foram agrupadas em cinco campos que apresentam alguns temas e questões recorrentes. Esta análise aponta quatro questões (relacionadas ao nível de análise, resultados da aprendizagem, mudanças e processos de aprendizagem), que o conceito de AO deve superar para tornar-ser significativo. Visando superar estes desafios, sugere-se a adoção de uma perspectiva baseada em práticas.

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Como Citar
Antonello, C. S., & Godoy, A. S. (1). A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática. Revista De Administração Contemporânea, 14(2), 310-332. https://doi.org/10.1590/S1415-65552010000200008
Seção
Artigos