Os modelos multiestágios de maturidade: um breve relato de sua história, sua difusão e sua aplicação na gestão de pessoas por meio do People Capability Maturity Model (P-CMM)



Artigo principal Conteúdo

Victor Natanael Schwetter Silveira

Resumo

O objetivo deste artigo teórico é discutir o desenvolvimento e a aplicação de modelos multiestágios de maturidade nas organizações e, em particular, o modelo de maturidade People Capability Maturity Model ou P-CMM (Curtis, Hefley, & Miller, 1995, 2002), uma metodologia inovadora que busca mensurar o nível de maturidade em gestão de pessoas nas organizações. A partir de um esforço de pesquisa bibliográfica do tema, o artigo, de caráter teórico e exploratório, recupera o desenvolvimento histórico recente dos modelos de maturidade e apresenta suas principais contribuições. Inicialmente são apresentados os fundamentos teóricos dos modelos baseados em estágios. Em seguida discute-se a difusão desses modelos na área organizacional. Finalmente, apresenta-se o modelo P-CMM e discute-se sua metodologia e aplicação. Observa-se que o P-CMM promove um diagnóstico e uma orientação dos processos organizacionais, mensurando a progressão dos estágios de maturidade, orientando, em cada estágio, as práticas consistentes para desenvolver, organizar e gerar a melhoria contínua na gestão das pessoas.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Silveira, V. N. S. (1). Os modelos multiestágios de maturidade: um breve relato de sua história, sua difusão e sua aplicação na gestão de pessoas por meio do People Capability Maturity Model (P-CMM). Revista De Administração Contemporânea, 13(2), 228-246. https://doi.org/10.1590/S1415-65552009000200005
Seção
Artigos