Tecnologia de Informação e desempenho empresarial no gerenciamento de seus projetos: um estudo de caso de uma indústria
Artigo principal Conteúdo
Resumo
A Tecnologia de Informação [TI] tem sido considerada um dos componentes mais importantes do ambiente empresarial atual, oferecendo grandes oportunidades para as empresas que têm sucesso no aproveitamento dos benefícios oferecidos por este uso no desempenho empresarial. Este trabalho tem como objetivo apresentar a relação entre os benefícios oferecidos pelo uso de TI e o desempenho empresarial, e a sua aplicação no gerenciamento de projetos de TI, por meio de um instrumento específico desenvolvido para este fim. A metodologia utilizada é o estudo de caso numa empresa líder de seu setor, com investimento significativo em TI e que, a partir do estudo, passou a utilizar este instrumento para a avaliação e acompanhamento dos gastos e investimentos nesta tecnologia. O resultado principal é a consolidação deste instrumento para avaliar os gastos e investimentos em TI, e sua incorporação nos processos de gerenciamento de projetos de TI, inclusive após a sua implementação, permitindo concluir que é possível vincular o uso de TI com desempenho empresarial e que este vínculo deve ser a base para a tomada de decisão. A contribuição do trabalho é a identificação dos benefícios oferecidos pela TI, a relação com o desempenho empresarial e a sua aplicação no gerenciamento de projetos TI, brindando subsídios importantes para a sua administração.
Histórico de Downloads
Não há dados estatísticos.
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Albertin, A. L., & Albertin, R. M. de M. (1). Tecnologia de Informação e desempenho empresarial no gerenciamento de seus projetos: um estudo de caso de uma indústria. Revista De Administração Contemporânea, 12(3), 599-629. https://doi.org/10.1590/S1415-65552008000300002
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.