Perfil das pesquisas em contabilidade de custos apresentadas no EnANPAD no perÃodo de 1998 a 2003
Artigo principal Conteúdo
Resumo
As pesquisas em contabilidade têm sido marcadas por novas abordagens para gestão de custos nas organizações e por estudos multidisciplinares de certos fenômenos sob diferentes perspectivas. O objetivo deste artigo é traçar um perfil da pesquisa em custos no âmbito da temática de contabilidade e controle gerencial do ENANPAD, desde a sua inauguração como área autônoma em 1998 até 2003. A análise consistiu inicialmente na revisão de 170 artigos aceitos na área temática e, depois, na seleção dos 32 artigos especÃficos de custos. Foram pesquisados os temas abordados, os métodos de pesquisa adotados, os segmentos econômicos estudados, a filiação acadêmica dos autores e o tipo de bibliografia consultada. Os resultados evidenciaram dois principais fatores: (i) um forte crescimento quantitativo da temática de contabilidade, passando do patamar de 40 trabalhos submetidos em 1998 para 191 trabalhos em 2003, com reflexos quantitativos relevantes na área de custos; e (ii) que este crescimento quantitativo não foi acompanhado, na mesma proporção, pelo crescimento qualitativo dos trabalhos na área de custos. A maior contribuição deste artigo é retratar o estado da arte da pesquisa em contabilidade de custos em evento cientÃfico brasileiro de alta qualidade.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Cardoso, R. L., Pereira, C. A., & Guerreiro, R. (1). Perfil das pesquisas em contabilidade de custos apresentadas no EnANPAD no perÃodo de 1998 a 2003. Revista De Administração Contemporânea, 11(3), 177-198. https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000300009
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.