Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais



Artigo principal Conteúdo

Filipe Jorge Ribeiro de Almeida

Resumo

O despertar crescente dos gestores para a necessidade de respeitarem códigos de ética na sua atuação está relacionado com a percepção igualmente crescente, entre estes profissionais, de que, no longo prazo, a postura ética pode resultar em importantes vantagens competitivas decorrentes de uma imagem positiva projetada na comunidade e do aumento da satisfação e da melhoria do desempenho dos trabalhadores. No entanto, as escolhas dos gestores, perante dilemas éticos, são também influenciadas por fatores de ordem individual, não estratégicos, que podem ser decisivos no processo de tomada de decisão. Mais do que nunca, a compreensão desses fatores representa um instrumento essencial de construção de uma cultura favorável ao desenvolvimento ético da sociedade, e que garanta, ao mesmo tempo, a sustentabilidade desejável dos negócios. Este estudo pretende contribuir para o debate das questões éticas na prática empresarial, por meio da proposta de um modelo teórico, apoiado em hipóteses que exploram os fatores culturais, morais e contextuais que influenciam as opções de natureza social nas organizações.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Almeida, F. J. R. de. (1). Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais. Revista De Administração Contemporânea, 11(3), 105-125. https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000300006
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Filipe Jorge Ribeiro de Almeida, Universidade de Coimbra departamento de Administração de Empresas

Doutorando em Administração da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV). Professor no departamento de Administração de Empresas da Universidade de Coimbra/Portugal. Suas áreas de interesse em pesquisa são responsabilidade social das empresas, ética e valores humanos na administração