Racionalidade e polÃtica no processo decisório: estudo sobre orçamento em uma organização estatal
Artigo principal Conteúdo
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de descrever o modo como atuaram fatores de racionalidade formal e fatores polÃticos em processo decisório de orçamento em uma grande organização estatal brasileira. Para isso, realizou-se estudo de caso em que o mesmo processo foi analisado sob diferentes perspectivas, tendo por referência teórica os modelos racional, organizacional e polÃtico de Allison. Os procedimentos metodológicos empregados são de natureza descritivo-qualitativa; os dados, coletados de diferentes fontes - entrevistas, observações diretas e documentos - foram submetidos à análise de conteúdo do tipo categorial temática. Os resultados evidenciam um processo complexo, em que racionalidade e polÃtica atuaram e influenciaram decisões e o próprio processo seguido. Constata-se que o orçamento, mesmo sendo uma tecnologia idealizada sob pressupostos racionais instrumentais e utilizada para imprimir um comportamento mecanicista aos processos organizacionais, possui também dimensão polÃtica. Esta se manifesta na medida em que as situações de decisão se configuram em arenas em que indivÃduos e grupos interagem sob diferentes interesses e visões acerca de um mesmo problema.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Bin, D., & Castor, B. V. J. (1). Racionalidade e polÃtica no processo decisório: estudo sobre orçamento em uma organização estatal. Revista De Administração Contemporânea, 11(3), 35-56. https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000300003
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.