Proposing a theoretical framework to investigate the relationships between an organization and its environment
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Este trabalho propõe um modelo teórico de investigação da teoria dos stakeholder nas organizações. A teoria das organizações é modernamente dividida em modelos racionais, naturais e de sistema aberto. Neste artigo é apresentada uma classificação, que combina os três modelos citados justificando que, dadas as especificidades das organizações como sistema social, para se analisar o comportamento de uma organização é necessário que ela seja entendida nos aspectos natural e de sistema aberto. As aplicações deste artigo residem na utilização de um referencial teórico que é baseado em uma extensa revisão de literatura focada em teorias que buscam explicar o relacionamento organizações-ambiente. Desta forma, o artigo poderia ajudar os pesquisadores que estão envolvidos em desenvolver teorias que tenham como objetivo entender o comportamento das organizações ao serem influenciadas por seus ambientes e, também, explicar o relacionamento destas com agentes externos. As teorias de dependência de recursos e institucional são utilizadas para proporcionar maior suporte teórico à teoria dos stakeholder. No final do trabalho será apresentado um diagrama representando o modelo teórico que possibilita a investigação cientifica do comportamento das organizações frente a influências do meio em que vive.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Gomes, R. C., & Gomes, L. de O. M. (1). Proposing a theoretical framework to investigate the relationships between an organization and its environment. Revista De Administração Contemporânea, 11(1), 75-96. https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000100005
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.