Gerenciamento de cadeias de suprimento: novas formas de organização na cadeia da carne bovina do Rio Grande do Sul



Artigo principal Conteúdo

Gabriela Cardozo Ferreira
Antonio Domingos Padula

Resumo

No âmbito das cadeias agroindustriais, a evolução da demanda de produtos alimentares aponta para exigências crescentes tanto no que se refere à diferenciação de produtos quanto nas questões de segurança alimentar. Neste cenário, uma maior articulação entre os elos destas cadeias é vital para o desenvolvimento de novos mercados e para o atendimento da demanda daqueles já existentes. O presente trabalho trata especificamente da cadeia da carne bovina do Rio Grande do Sul, e tem por objetivo estudar novas formas de organização que estão sendo nela estabelecidas. Busca analisar se a forma de relacionamento dos parceiros configura a estruturação de uma cadeia de suprimentos na carne bovina. Os resultados revelam que, em função do objetivo de obter um produto diferenciado - carne de novilho, houve a necessidade de estabelecer relações de parceria entre os agentes da cadeia. No entanto ainda prevalece o comportamento oportunista nas relações dos diversos elos, e considera-se uma maior estruturação conforme o conceito de Gerenciamento de Cadeia de Suprimento, no sentido strictu, muito difícil a curto prazo.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Ferreira, G. C., & Padula, A. D. (1). Gerenciamento de cadeias de suprimento: novas formas de organização na cadeia da carne bovina do Rio Grande do Sul. Revista De Administração Contemporânea, 6(2), 167-184. https://doi.org/10.1590/S1415-65552002000200010
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriela Cardozo Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Mestrado em Administração e Negócios da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são agronegócios, estratégia de produção, competitividade agroindustrial.

Antonio Domingos Padula, Université de Grenoble - II

Doutor em Administração pela Université de Grenoble - II, France. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégia de produção, competitividade industrial e agronegócios.