Formação de estratégias socioambientais corporativas: os jogos Aracruz Celulose-partes interessadas
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Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as interações de Aracruz Celulose com as partes interessadas (stakeholders) durante o processo de formação de estratégias socioambientais corporativas no que tange, particularmente, à s demandas de mercado, de regulação e de comunicação. Para alcançar este objetivo, o trabalho utiliza-se da estratégia metodológica de estudo de caso, complementada por técnicas de análise documental, entrevistas semi-estruturadas e observação não-participante. Por meio de uma grade analÃtica, construÃda a partir de premissas das abordagens teóricas dos jogos coopetitivos e stakeholders, neste estudo de caso argumenta-se que para administrar a tensão inerente aos seus interesses corporativos e à queles dos stakeholders, a Aracruz identifica os elementos mais importantes desses jogos socioambientais e formula estratégias para influenciá-los mediante o planejamento de um sistema de representação e defesa dos seus interesses. Salienta-se que a grade analÃtica utilizada privilegiou a compreensão da face racional-voluntarista do processo de formação de estratégias socioambientais da Aracruz, e recomenda-se uma análise deste processo não somente por meio do intercâmbio racional como locus de formação de estratégias corporativas, mas também como processo sociopolÃtico moldado por regras, normas e convenções institucionalizadas.
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Andrade, J. C. S. (1). Formação de estratégias socioambientais corporativas: os jogos Aracruz Celulose-partes interessadas. Revista De Administração Contemporânea, 6(2), 75-97. https://doi.org/10.1590/S1415-65552002000200006
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Artigos
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