Um estudo exploratório do controle gerencial de ativos e recursos intangíveis em empresas brasileiras



Artigo principal Conteúdo

José Geraldo P. Barbosa
Josir Simeone Gomes

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar, em três empresas brasileiras do setor de serviços, a importância atribuída por elas a seus ativos/recursos intangíveis. A importância atribuída a cada ativo/recurso intangível foi verificada por meio do seguinte elenco aferido: (1) utilização de um método que procurava medir, em cada empresa, a presença de diversos fatores constituintes de cada ativo/ recurso intangível; (2) associação de cada ativo/recurso a ações gerenciais de intervenção consideradas relevantes; e, finalmente, (3) sua associação a indicadores e/ou índices de desempenho freqüentemente utilizados. Estes três critérios de importância foram preenchidos a partir da análise sistematizada de entrevistas concedidas por membros da alta direção de cada empresa. A pesquisa conduzida permitiu três derivações: (1) verificar a aplicação prática de conceitos de gerenciamento de ativos/recursos intangíveis constantes da literatura; (2) tecer algumas conclusões importantes sobre a origem dos diferentes graus de importância atribuídos a cada ativo/recurso intangível; e, finalmente, (3) sugerir , no futuro, a condução de dois estudos exploratórios e de um levantamento.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Barbosa, J. G. P., & Gomes, J. S. (1). Um estudo exploratório do controle gerencial de ativos e recursos intangíveis em empresas brasileiras. Revista De Administração Contemporânea, 6(2), 29-48. https://doi.org/10.1590/S1415-65552002000200004
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Geraldo P. Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Administração e Doutorando em Administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com interesse em pesquisa nas áreas de gerência de conhecimento, gerência de tecnologia, gerência de inovações.

Josir Simeone Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretor e Professor do IBMEC Business School, além de Professor em diversos programas de pós-graduação. Sua área de interesse em pesquisa é controle gerencial em empresas brasileiras internacionalizadas.