Natura Vai às Compras: O Caso de uma Multinacional de Mercado Emergente



Artigo principal Conteúdo

Clarice Secches Kogut
Paula Erthal Hermano Boldrini
Renato Cotta de Mello
Luiza Fonseca

Resumo

Este caso de ensino explora a trajetória internacional de uma empresa multinacional de mercado emergente que faz parte da indústria de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal. A Natura &Co apresenta duas estratégias de internacionalização distintas em duas fases do seu processo de internacionalização: as primeiras decisões parecem seguir o modelo gradual e incremental descrito como o modelo de Uppsala; mais tarde, a empresa caminha para uma abordagem mais arriscada, explicada pela perspectiva do trampolim, ao iniciar uma série de grandes aquisições internacionais. O caso é originalmente projetado para disciplinas de negócios internacionais e estratégia internacional em nível de pós-graduação e explora as teorias acima mencionadas, bem como os motivos de internacionalização e modos de entrada seguidos pela empresa.



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Como Citar
Kogut, C. S., Boldrini, P. E. H., Mello, R. C. de, & Fonseca, L. (2022). Natura Vai às Compras: O Caso de uma Multinacional de Mercado Emergente. Revista De Administração Contemporânea, e210103. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2022210103.en
Seção
Casos para Ensino

Referências

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