Chocolates e “Legrias”: Dilema da Escolha do Canal de Venda



Artigo principal Conteúdo

Andre Luiz Barbosa da Silva
Ricardo Limongi
Alessandra Cristina Gomes
Daiana Pimenta

Resumo

Este caso de ensino tem como objetivo entender os desafios entre a abertura de canais de distribuição e novos produtos. O relato envolve uma fábrica de chocolate brasileira e apresenta a estruturação, os processos de produção, o conceito da marca, a formação dos preços de venda e a escolha dos canais de distribuição em tempos de COVID-19. A empresa enfrentava desafios no mercado por apresentar produtos com baixa aderência aos canais de distribuição, custos e preços elevados e um posicionamento de marca inadequado, resultando em baixas vendas. Após se reposicionar com um novo conceito de marca e preço, o caso levanta o dilema: Qual é o melhor canal de distribuição durante o período da crise causada pela COVID-19 para a empresa recém-reestruturada? Os objetivos pedagógicos se concentram em analisar as alternativas na escolha dos canais de distribuição, considerando os desafios de implementação, os elevados custos transacionais para produtos em estágio inicial e o cenário de incertezas resultante da pandemia, bem como a aplicação de conceitos de canais de venda e distribuição. O caso pode ser aplicado em cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu da área de gestão e é recomendado para incentivar os alunos a refletir sobre a estrutura e os desafios da implementação dos canais de distribuição para pequenos empreendedores.



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Como Citar
Silva, A. L. B. da, Limongi, R., Gomes, A. C., & Pimenta, D. (2021). Chocolates e “Legrias”: Dilema da Escolha do Canal de Venda. Revista De Administração Contemporânea, 25(Spe), e200235. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2021200235.en
Seção
Casos para Ensino

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