Incentivos para Internacionalização são Adequados? Percepção dos Pesquisadores em Administração da Informação
Artigo principal Conteúdo
Resumo
A internacionalização está se tornando cada vez mais importante para a academia brasileira e para a área de Administração em particular. Para entendermos quais práticas institucionais influenciam a inserção internacional de nossos pesquisadores, analisamos 172 questionários com dados de pesquisadores de 17 estados em Programas de Pós-Graduação nas mais importantes instituições do paÃs. Apesar da coleta concentrada num segmento especÃfico da área de Administração, pesquisadores em Administração de Informação (ADI), os resultados obtidos ilustram o comportamento de toda a área, pois este segmento está sujeito aos mesmos programas de incentivo que seus colegas de outras sub-áreas. Para esses pesquisadores, doutorado no exterior, completo ou sanduÃche, é o principal elemento que explica a possibilidade de publicação internacional. O resultado do estudo apresentado neste artigo também aponta que que os pesquisadores não têm acesso aos mecanismos de incentivo considerados mais relevantes para atingir um maior nÃvel de internacionalização. A partir da análise dos dados, é possÃvel notar que esses respondentes entendem que os modelos de incentivos existentes em suas instituições precisam de ajustes para melhor incluir o paÃs no sistema global de inovação.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Diniz, E. H., Oliveira, H. P. G. de, Favaretto, J. E. R., & Brólio, D. R. (2019). Incentivos para Internacionalização são Adequados? Percepção dos Pesquisadores em Administração da Informação. Revista De Administração Contemporânea, 23(4), 520-542. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2019180232
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.