Team Nogueira: Invasão do Mixed Martial Arts no Universo Fitness



Artigo principal Conteúdo

Rafaela Barbosa Ferreira dos Santos
João Guilherme Barbosa de Amorim
Flavia d`Albergaria Freitas
Victor Almeida

Resumo

Este caso para ensino descreve o desafio de Sergio Lyra, CEO da Team Nogueira, rede de academias de ginástica fundada pelos irmãos Rodrigo e Rogério Nogueira, dois dos maiores lutadores da história do Mixed Martial Arts (MMA) mundial, que haviam transformado seu centro de treinamento em uma academia e, posteriormente, em uma rede de franquias. Em 2015, a Team Nogueira contava com mais de trinta academias por todo o Brasil, no entanto, a desaceleração da popularização da modalidade, aliada à crise econômica que assolava o país e à aposentadoria dos irmãos que davam nome à rede, criavam um cenário de incertezas e preocupações. Esse caso serve de pano de fundo para a discussão sobre a aplicação do marketing no contexto esportivo, permitindo a discussão sobre os desafios relacionados ao alinhamento entre segmentação, seleção do mercado-alvo e posicionamento. Portanto, o caso é recomendado para a disciplina de Fundamentos de Marketing ou Marketing Esportivo em cursos de graduação e pós-graduação, nas sessões dedicadas à discussão sobre segmentação, posicionamento competitivo ou estratégia de marketing.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, R. B. F. dos, Amorim, J. G. B. de, FreitasF. d`Albergaria, & Almeida, V. (2018). Team Nogueira: Invasão do Mixed Martial Arts no Universo Fitness. Revista De Administração Contemporânea, 22(5), 786-803. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018170225
Seção
Casos para Ensino