Explorando Aspectos IndÃgenas da Gestão Numa Organização Financeira: Jeitinho e Sociedade Relacional
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Há um crescente interesse de pesquisadores em compreender conceitos localmente relevantes, e não importados de outras culturas, chamado de abordagem indÃgena de gestão (indigenous management). Seguindo essa linha de pensamento, este artigo realizou uma análise da literatura socioantropológica e de estudos organizacionais sobre a cultura brasileira, que resultou em uma sÃntese de cinco traços caracterÃsticos da nossa sociedade: Hierarquia, Ambiguidade, Malandragem, Jeitinho e Sociedade Relacional. Com foco em dois traços: Jeitinho e Sociedade Relacional, o artigo buscou identificar e analisar a incidência de ambos na gestão de uma organização financeira. Um questionário, com escalas do tipo Likert, foi desenvolvido e aplicado em uma amostra de 303 funcionários. Os resultados evidenciaram o Jeitinho descrito por uma estrutura de três dimensões: contorno de regras, flexibilização e estratégia informal de resolução de problemas. A Sociedade Relacional, por sua vez, foi composta por quatro dimensões: pessoalidade, relações afetivo-familiares, predominância da confiança sobre as relações impessoais e predominância do relacionamento pessoal sobre o profissional. Independentemente de variáveis sociodemográficas, o Jeitinho foi identificado como uma prática social comum, e a Sociedade Relacional como um ambiente que favorece a utilização do Jeitinho.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Fernandes, R. A., & Hanashiro, D. M. M. (1). Explorando Aspectos IndÃgenas da Gestão Numa Organização Financeira: Jeitinho e Sociedade Relacional. Revista De Administração Contemporânea, 19(spe3), 328-347. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20151922
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.