Teoria do EquilÃbrio Pontuado nas PolÃticas Públicas Brasileiras: O Caso do Ceará
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Este artigo faz uma análise do processo de decisão orçamental dos municÃpios do Estado do Ceará. Através deste estudo, procura-se perceber em que medida a distribuição dos orçamentos aos governos locais sofrem (ou não) variações. Já em um segundo momento, tenta-se depreender quais as receitas de cada um dos municÃpios (as variáveis independentes) que melhor descrevem e auxiliam a opção polÃtica de investimento local (esta será a variável dependente). Considerando o perÃodo de 2006 a 2010 e fazendo uso de um desenho de pesquisa de tipo transversal, conclui-se que nos governos locais do Ceará o investimento público apresenta perÃodos de estabilidade seguido por perÃodos de grande alteração dos orçamentos – confirmando a hipótese de pesquisa. Estas conclusões confirmam os pressupostos da teoria do equilÃbrio pontuado. Conclui-se igualmente que o investimento público que vem sendo realizado é dependente das transferências que a União faz para os governos locais do Estado do Ceará e das receitas de capital. Face a estas condições, é pertinente equacionar até que nÃvel e grau o endividamento pode ocorrer em virtude da escassez cada vez maior do financiamento público.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Silvestre, H. C., & Araújo, J. F. F. E. de. (1). Teoria do EquilÃbrio Pontuado nas PolÃticas Públicas Brasileiras: O Caso do Ceará. Revista De Administração Contemporânea, 19(6), 696-711. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20151721
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.