Rede de pesquisadores de finanças no Brasil: um mundo pequeno feito por poucos
Artigo principal Conteúdo
Resumo
O estudo do papel das redes de colaboração na produção de conhecimento é um aspecto relevante, tendo atraÃdo a atenção de uma parcela substancial de pesquisadores e formadores de polÃticas públicas ao redor do mundo. Este trabalho objetiva analisar as propriedades estruturais das redes de relações entre os pesquisadores na área de Finanças no Brasil. Com base em dados pertencentes a 532 artigos, produzidos por 806 pesquisadores, entre 2003 e 2012, os principais resultados alcançados por meio de Análise de Redes Sociais sugerem que: (a) o ambiente brasileiro possui caracterÃsticas estruturais que indicam a existência de Small Worlds; (b) uma pequena parcela (~3%) dos pesquisadores apresenta produção com regularidade; (c) quanto maior a centralidade dos pesquisadores na rede, maior a quantidade de artigos por eles publicados.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Mendes-da-Silva, W., Onusic, L. M., & Giglio, E. M. (1). Rede de pesquisadores de finanças no Brasil: um mundo pequeno feito por poucos. Revista De Administração Contemporânea, 17(6), 739-763. https://doi.org/10.1590/S1415-65552013000600007
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.