Editorial
Main Article Content
Abstract
É com satisfação que apresentamos a nova edição da RAC, a última de 2013. Essa edição é composta por 6 artigos, congregando diferentes áreas do conhecimento e metodologias, reiterando a caraterÃstica da RAC em fomentar a diversidade de abordagens de pesquisa.
O primeiro artigo, Reflexões Epistemológicas para a Pesquisa em Administração: Contribuições de Theodor W. Adorno, de José Henrique de Faria, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão, Francis Kanashiro Meneghetti, aborda o pensamento de Adorno e suas relações em pesquisas na área de administração, notadamente em temas ligados a estudos organizacionais. O ensaio teórico apresenta "reflexões epistemológicas e suas implicações no uso da dialética como método de análise".
No segundo artigo, A Pluralidade nas Transações de Cana-de-açúcar no Oeste Paulista, Cristiane Feltre e Luiz Fernando de Oriani e Paulillo analisam, por meio de entrevistas com os "responsáveis pelas decisões de abastecimento de cana nas usinas de açúcar e/ou álcool", as "razões para a adoção de formas singulares ou plurais de coordenação dos negócios de fornecimento". Os autores identificam "elementos da abordagem de economia dos custos de transação que explicam a adoção de formas plurais de coordenação dos negócios e que contribuem para o entendimento do processo de adaptação das empresas nos mercados".
Já o terceiro artigo, Internet Móvel nas Organizações: Fatores de Adoção e Impactos sobre o Desempenho, de Guilherme Lerch Lunardi, Décio Bittencourt Dolci e Jonatas Wendland, teve como objetivo "identificar os principais motivos que têm levado as organizações a adotar a Internet Móvel". As evidências do estudo quantitativo "com 96 empresas localizadas no Rio Grande do Sul" indicam que "a adoção da Internet Móvel é influenciada por três distintos fatores: utilidade percebida, ambiente organizacional e pressões competitivas".
O quarto artigo, Analyzing Local Government Financial Performance: Evidence from Brazilian Municipalities 2005-2008, de Ricardo Correa Gomes, Solange Alfinito e Pedro Henrique Melo Albuquerque, estuda o desempenho de organizações públicas. A análise de dados de uma amostra de cidades brasileiras sugere que "cidades maiores teriam melhores condições de gerenciar recursos financeiros, estando aptas a aumentar as receitas e a controlar despesas do que cidades menores". Em contrapartida, em "cidades menores, os prefeitos possuem condições menos favoráveis de aumentar a arrecadação dos impostos e de reduzir despesas, o que torna suas administrações vulneráveis pela dependência de recursos externos".
No quinto artigo, As Corporalidades do Trabalho Bailarino: Entre a Exigência Extrema e o Dançar com a Alma, de Dóris Dornelles de Almeida e Maria Tereza Flores-Pereira, as autoras realizam uma reflexão "sobre estudos de corpo e corporalidades nos campos da Administração e da Dança". Fazendo uma conexão com temas de Administração, o artigo avalia que "corporalidades se constituem a partir de um contexto mais amplo", incluindo "questões de hierarquia e disciplina, assim como composições sócio-histórico-culturais do campo da dança".
Finalmente, o sexto artigo, Rede de Pesquisadores de Finanças no Brasil: Um Mundo Pequeno Feito por Poucos, de Wesley Mendes-da-Silva, Luciana Massaro Onusic e Ernesto Michelangelo Giglio, analisa "as propriedades estruturais das redes de relações entre os pesquisadores na área de Finanças no Brasil". A partir de um estudo de "532 artigos, produzidos por 806 pesquisadores, entre 2003 e 2012", identificam-se "caracterÃsticas estruturais que indicam a existência de Small Worlds" e que apenas uma pequena porcentagem dos pesquisadores da área tem produzido com regularidade.
Desejamos a todos uma boa leitura.
Cordiais saudações
Download data is not yet available.
Article Details
Since mid-February of 2023, the authors retain the copyright relating to their article and grant the journal RAC, from ANPAD, the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (CC BY 4.0), as stated in the article’s PDF document. This license provides that the article published can be shared (allows you to copy and redistribute the material in any medium or format) and adapted (allows you to remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial) by anyone.
After article acceptance, the authors must sign a Term of Authorization for Publication, which is sent to the authors by e-mail for electronic signature before publication.