A Revista de Administração Contemporânea (RAC) foi estabelecida em 1997 e é publicada bimestralmente na modalidade de publicação contínua pela ANPAD (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração), com acesso aberto ao texto completo de seu conteúdo, revisado por pares, e disponibilizado online gratuitamente. Registrada sob o ISSN 1982-7849 (online) e ISSN 1415-6555 (versão impressa de 1997 a 2010).

A RAC publica artigos de desenvolvimento teórico e trabalhos teórico-empíricos na área da Administração e das Ciências Contábeis, alinhado com práticas de Ciência Aberta: dados, materiais e códigos abertos, além da disseminação de informações adicionais relativas ao processo editorial. Esta revista é membro e subscreve os princípios do COPE - Comitê de Ética em Publicações. A RAC é o principal periódico acadêmico em seu campo, com contribuições de alta qualidade, revisadas por pares. Portanto, dedicamos especial atenção ao papel da RAC: ser uma fonte confiável de dados, de informação, e conhecimento. Além disso, a RAC, mediante seu escopo editorial, prioriza trabalhos que explorem temas relevantes para a sociedade. E, para tanto, utiliza os temas destacados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A RAC é uma revista pluralista e heterodoxa na área de pesquisa em gestão de negócios, preocupada principalmente com questões relativas a vínculos entre estratégia e gestão competitiva, além de fornecer resultados de pesquisas em sistemas e padrões, ferramentas de gerenciamento corporativo, organizações e gerenciamento, setores específicos da indústria, e respostas a questões contemporâneas, como desenvolvimento, resiliência das comunidades, desigualdade, consumo, tecnologia, e mudanças climáticas. 

A partir de uma perspectiva regional e espírito interdisciplinar, a RAC está posicionada na vanguarda da inovação teórica e metodológica, dando boas-vindas a contribuições substantivas e empíricas, que investigam e problematizam questões significativas de preocupação econômica, social e política, especialmente onde essas novas abordagens avançam. Priorizamos o trabalho empiricamente engajado, e que promove abordagens epistemológicas críticas, que ampliem os limites conceituais, e coloquem a teoria para atuar de maneiras inovadoras, e que naveguem conscientemente pelas políticas de produção de conhecimento, dentro e fora da academia. Os horizontes de administração contemporânea são amplos, mas os temas de preocupação recorrente para a Revista de Administração Contemporânea são aqueles de elevado impacto na sociedade, distribuídos em tópicos sobre: 

 

. Gestão ambiental

. Produção, distribuição e consumo de recursos;

. Política urbana;

. Tecnologia, informação e conhecimento;

. Mercados financeiros, de capitais, e Finanças corporativas

. Cadeia de suprimentos

. Empreendedorismo

. Mercados de trabalho 

. Comportamento organizacional e individual

A RAC busca promover a comunicação entre organizações governamentais, empresariais e industriais, acadêmicas e não governamentais, que são fundamentais na identificação e na solução de problemas relacionados à gestão de negócios, com ênfase regional. Esta revista também busca avançar a pesquisa interdisciplinar de relevância política em questões contemporâneas, como tecnologias aplicadas, mudança climática, biodiversidade, poluição e resíduos ambientais, recursos naturais renováveis e não renováveis, sustentabilidade e as interações entre essas questões.

Para esses fins, entendemos que administração contemporânea valoriza uma gama diversificada de teorias, métodos e abordagens, especialmente onde se envolvem com tradições de pesquisa, debates em evolução e novas direções nos estudos urbanos e regionais. A RAC facilita e incentiva esforços de pesquisa de alta qualidade, dirigidos a investigar questões importantes na administração contemporânea. A revista publica contribuições significativas, teóricas ou empíricas, positivas ou normativas. A demanda principal da RAC é por documentos originais, os quais possam ser de interesse do público da RAC, tais como formuladores de políticas, acadêmicos e profissionais.

Tendo em vista que a RAC aceita submissões oriundas de esforços de pesquisa suportado por diferentes abordagens, espera-se que artigos empíricos que estudem mecanismos causais proponham uma estratégia de identificação convincente. Os artigos submetidos devem abordar questões contemporâneas de importância regional, ter como objetivo informar debates e elaboração de políticas, e ser de relevância internacional. Portanto, os manuscritos com foco em questões regionais são bem-vindos se sugerirem estratégias de pesquisa ou oferecerem lições valiosas de maneira mais geral. Manuscritos que revelam a necessidade de mais pesquisas científicas também são bem-vindos. Todas as contribuições serão revisadas independentemente. Propostas para edições especiais comuns e editadas por convidados são incentivadas e bem-vindas.  A RAC publica, além de Artigos Teórico-empíricos inéditos, Artigos-Tutoriais, Artigos Tecnológicos e Casos para Ensino.

Nota aos leitores: Todos os conjuntos de dados e materiais publicados pela RAC estarão disponíveis na nossa página no Harvard Dataverse.

Edições Especiais

2020-05-29

Clique no título da notícia para acessar a listagem de Edições Especiais e Call for Papers anteriores.

Artigos com Dados abertos

2019-07-24

Conheça AQUI as instituições cujos pesquisadores mais têm concedido acesso a dados, em linha com Open Science. Veja aqui a lista de artigos com DADOS ABERTOS nos últimos 12 meses na RAC. Os dados são de acesso aberto, e podem ser utilizados livremente, desde que citados os seus autores. Com essa iniciativa a RAC colabora para a transparência na pesquisa, ao mesmo tempo que colabora para a redução de esforços redundantes na pesquisa na área de negócios.

 

v. 25 n. 4 (2021): Jul/Ago - 2021

Os Desafios de uma Liderança Digital

José Augusto Lopes Figueiredo

e210043

                                                                                                                                                                

  PDF  
 

Incremento na Alavancagem Impulsionado pela Adoção do Padrão Internacional Contábil

Pâmela Amado Tristão, Igor Bernardi Sonza

e200157

                                                                                                                                                                

Responsabilidade Ambiental, Distância Psicológica e Consumo Ambiental: Mediação em Estudantes de Contabilidade

Alison Martins Meurer, Cristina Viana de Jesus, Luiz Panhoca

e190223

                                                                                                                                                                

Sucessão em Empresas Familiares: Um Olhar a partir do Conceito de Conatus

Carolina Lescura de Carvalho Castro Volta, Alex Fernando Borges, Mônica Carvalho Alves Cappelle

e200021

                                                                                                                                                                

Um Ensaio sobre Crimes Corporativos na Perspectiva Pós-Colonial: Desafiando a Literatura Tradicional

Cintia Rodrigues de Oliveira, Rafael Alcadipani da Silveira

e190144

                                                                                                                                                                

Socialização Profissional sob a Ótica de Cirurgiãs: Desafios e Realização na Carreira Profissional

Isabelle Christine Oliveira dos Santos, Tereza Cristina Batista de Lima, Luis Eduardo Brandão Paiva, Davi Sampaio Marques, Elidihara Trigueiro Guimarães

e180303

                                                                                                                                                                

Avon Brasil: Otimização dos Processos Logísticos em Companhia de Vendas Diretas

Fabio Medeiros, Luiz Carlos Di Serio, Alessandro Moreira

e190212

                                                                                                                                                                

  PDF  
 

Nominata de Avaliadores em 2020 para a Revista de Administração Contemporânea

                                                                                                                                                                

Ver Todas as Edições