A RAC publica artigos de desenvolvimento teórico e trabalhos teórico-empíricos na área da Administração e das Ciências Contábeis. A Revista de Administração Contemporânea (RAC) é o principal periódico acadêmico em seu campo, com contribuições de alta qualidade, revisadas por pares. A RAC é uma revista pluralista e heterodoxa na área de pesquisa em gestão de negócios, preocupada principalmente com questões relativas a vínculos entre estratégia e gestão competitiva, além de fornecer resultados de pesquisas em sistemas e padrões, ferramentas de gerenciamento corporativo, organizações e gerenciamento, setores específicos da indústria, e respostas a questões contemporâneas, como desenvolvimento, resiliência das comunidades, desigualdade, consumo, tecnologia, e mudanças climáticas. 

A partir de uma perspectiva regional e espírito interdisciplinar, a RAC está posicionada na vanguarda da inovação teórica e metodológica, dando boas-vindas a contribuições substantivas e empíricas, que investigam e problematizam questões significativas de preocupação econômica, social e política, especialmente onde essas novas abordagens avançam. Priorizamos o trabalho empiricamente engajado, e que promove abordagens epistemológicas críticas, que ampliem os limites conceituais, e coloque a teoria para atuar de maneiras inovadoras, e que navega conscientemente pelas políticas de produção de conhecimento, dentro e fora da academia. Os horizontes de administração contemporânea são amplos, mas os temas de preocupação recorrente para a Revista de Administração Contemporânea incluem tópicos sobre: 

 

 

. Gestão ambiental

. Produção, distribuição e consumo de recursos;

. Política urbana;

. Tecnologia, informação e conhecimento;

. Mercados financeiros, de capitais, e Finanças corporativas

. Cadeia de suprimentos

. Empreendedorismo

. Mercados de trabalho 

. Comportamento organizacional e individual

A RAC busca promover a comunicação entre organizações governamentais, empresariais e industriais, acadêmicas e não governamentais, que são fundamentais na solução de problemas relacionados à gestão de negócios, com ênfase regional. Também busca avançar a pesquisa interdisciplinar de relevância política em questões contemporâneas, como tecnologias aplicadas, mudança climática, biodiversidade, poluição e resíduos ambientais, recursos naturais renováveis e não renováveis, sustentabilidade e as interações entre essas questões.

Para esses fins, entendemos que administração contemporânea valoriza uma gama diversificada de teorias, métodos e abordagens, especialmente onde se envolvem com tradições de pesquisa, debates em evolução e novas direções nos estudos urbanos e regionais. A RAC facilita e incentiva esforços de pesquisa de alta qualidade, dirigidos a investigar questões importantes na administração contemporânea. A revista publica contribuições significativas, teóricas ou empíricas, positivas ou normativas. A demanda principal da RAC é por documentos originais, os quais possam ser de interesse do público da RAC, tais formuladores de políticas, acadêmicos e profissionais.

Tendo em vista que a RAC aceita submissões oriunda de esforços de pesquisa suportado por diferentes abordagens, espera-se que artigos empíricos que estudem mecanismos causais proponham uma estratégia de identificação convincente. Os artigos submetidos devem abordar questões contemporâneas de importância regional, ter como objetivo informar debates e elaboração de políticas, e ser de relevância internacional. Portanto, os manuscritos com foco em questões regionais são bem-vindos se sugerirem estratégias de pesquisa ou oferecerem lições valiosas de maneira mais geral. Manuscritos que revelam a necessidade de mais pesquisas científicas também são bem-vindos. Todas as contribuições serão revisadas independentemente. Propostas para edições especiais comuns e editadas por convidados são incentivadas e bem-vindas.  A RAC publica, além de artigos teórico-empíricos inéditos, artigos tutoriais, artigos tecnológicos, casos para ensino.

Nota aos leitores: Todos os conjuntos de dados e materiais publicados pela RAC estarão disponíveis na nossa página no Harvard Dataverse.

Notícias

 

Chamada para Revisores da RAC

 

Com o objetivo principal de ampliar o envolvimento da comunidade de pesquisadores em negócios, no próximo dezembro de 2019 a RAC publicará uma Chamada para Revisores para os diferentes tipos de documentos que esta revista tem publicado, e que passará a publicar. Esperamos uma elevada quantidade de indivíduos voluntários para desempenhar o papel de revisor desta revista. Mais detalhes serão divulgados até 10/12/2019 neste site.

Junte-se a nós em nosso esforço para reduzir o tempo de processamento de manuscritos! Veja a lista dos revisores voluntários em 2018 AQUI.

 
Publicado: 2019-11-02
 

Call for Papers | Business Models at the Crossroad of Responsible Innovation, Sustainability and Resilience

 

Submission Deadline: January 30 2020 | Review Process Ends: April 30 2020 | Special Issue published: July 2020

MORE ABOUT IT CLICK HERE

The relentlessly fluctuating global economy generates impelling needs in how values are perceived, created and managed.  Recently, there has been focus on how businesses could be part of the solution of our rising common challenges, such as climate crisis, general pollution, poverty, energy security and health. Business models are the core of businesses and support companies' effectiveness, contributing to their stable, sustainable functioning in the difficult, ever-changing market. This implies the design and implementation of innovative business models that take into account the variety of the stakeholders and promote contributions in terms of responsible research and innovation (RRI), sustainability and resilience.

 
Publicado: 2019-06-25
 

v. 24, n. 1 (2020): Jan/Fev-2020

Sumário

Artigos

Marcelo Ponte Barbosa, Francis Carlo Petterini, Roberto Tatiwa Ferreira
1-24
Marianny Silva, Salomão de Farias, Jairo de Pontes Gomes, Francisco Vicente Sales Melo
25-48
Diego César Terra de Andrade
49-76
Flávia Vital Januzzi, Aureliano Angel Bressan, Fernando Moreira
77-99
Diana Cruz Rodrigues, Mário Vasconcellos Sobrinho, Ana Maria de Albuquerque Vasconcellos
100-118