A Revista de Administração Contemporânea (RAC) foi estabelecida em 1997 e é publicada bimestralmente na modalidade de publicação contínua pela ANPAD (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração), com acesso aberto ao texto completo de seu conteúdo, revisado por pares, e disponibilizado online gratuitamente. Registrada sob o ISSN 1982-7849 (online) e ISSN 1415-6555 (versão impressa de 1997 a 2010).

A RAC publica artigos de desenvolvimento teórico e trabalhos teórico-empíricos na área da Administração e das Ciências Contábeis, alinhado com práticas de Ciência Aberta: dados, materiais e códigos abertos, além da disseminação de informações adicionais relativas ao processo editorial. Esta revista é membro e subscreve os princípios do COPE - Comitê de Ética em Publicações. A RAC é o principal periódico acadêmico em seu campo, com contribuições de alta qualidade, revisadas por pares. Portanto, dedicamos especial atenção ao papel da RAC: ser uma fonte confiável de dados, de informação, e conhecimento. Além disso, a RAC, mediante seu escopo editorial, prioriza trabalhos que explorem temas relevantes para a sociedade. E, para tanto, utiliza os temas destacados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A RAC é uma revista pluralista e heterodoxa na área de pesquisa em gestão de negócios, preocupada principalmente com questões relativas a vínculos entre estratégia e gestão competitiva, além de fornecer resultados de pesquisas em sistemas e padrões, ferramentas de gerenciamento corporativo, organizações e gerenciamento, setores específicos da indústria, e respostas a questões contemporâneas, como desenvolvimento, resiliência das comunidades, desigualdade, consumo, tecnologia, e mudanças climáticas. 

A partir de uma perspectiva regional e espírito interdisciplinar, a RAC está posicionada na vanguarda da inovação teórica e metodológica, dando boas-vindas a contribuições substantivas e empíricas, que investigam e problematizam questões significativas de preocupação econômica, social e política, especialmente onde essas novas abordagens avançam. Priorizamos o trabalho empiricamente engajado, e que promove abordagens epistemológicas críticas, que ampliem os limites conceituais, e coloquem a teoria para atuar de maneiras inovadoras, e que naveguem conscientemente pelas políticas de produção de conhecimento, dentro e fora da academia. Os horizontes de administração contemporânea são amplos, mas os temas de preocupação recorrente para a Revista de Administração Contemporânea são aqueles de elevado impacto na sociedade, distribuídos em tópicos sobre: 

 

. Gestão ambiental

. Produção, distribuição e consumo de recursos;

. Política urbana;

. Tecnologia, informação e conhecimento;

. Mercados financeiros, de capitais, e Finanças corporativas

. Cadeia de suprimentos

. Empreendedorismo

. Mercados de trabalho 

. Comportamento organizacional e individual

A RAC busca promover a comunicação entre organizações governamentais, empresariais e industriais, acadêmicas e não governamentais, que são fundamentais na identificação e na solução de problemas relacionados à gestão de negócios, com ênfase regional. Esta revista também busca avançar a pesquisa interdisciplinar de relevância política em questões contemporâneas, como tecnologias aplicadas, mudança climática, biodiversidade, poluição e resíduos ambientais, recursos naturais renováveis e não renováveis, sustentabilidade e as interações entre essas questões.

Para esses fins, entendemos que administração contemporânea valoriza uma gama diversificada de teorias, métodos e abordagens, especialmente onde se envolvem com tradições de pesquisa, debates em evolução e novas direções nos estudos urbanos e regionais. A RAC facilita e incentiva esforços de pesquisa de alta qualidade, dirigidos a investigar questões importantes na administração contemporânea. A revista publica contribuições significativas, teóricas ou empíricas, positivas ou normativas. A demanda principal da RAC é por documentos originais, os quais possam ser de interesse do público da RAC, tais como formuladores de políticas, acadêmicos e profissionais.

Tendo em vista que a RAC aceita submissões oriundas de esforços de pesquisa suportado por diferentes abordagens, espera-se que artigos empíricos que estudem mecanismos causais proponham uma estratégia de identificação convincente. Os artigos submetidos devem abordar questões contemporâneas de importância regional, ter como objetivo informar debates e elaboração de políticas, e ser de relevância internacional. Portanto, os manuscritos com foco em questões regionais são bem-vindos se sugerirem estratégias de pesquisa ou oferecerem lições valiosas de maneira mais geral. Manuscritos que revelam a necessidade de mais pesquisas científicas também são bem-vindos. Todas as contribuições serão revisadas independentemente. Propostas para edições especiais comuns e editadas por convidados são incentivadas e bem-vindas.  A RAC publica, além de Artigos Teórico-empíricos inéditos, Artigos-Tutoriais, Artigos Tecnológicos e Casos para Ensino.

Nota aos leitores: Todos os conjuntos de dados e materiais publicados pela RAC estarão disponíveis na nossa página no Harvard Dataverse.

A RAC dá as boas-vindas ao novo Editor-chefe: Prof. Marcelo de Souza Bispo (PPGA/UFPB)

2021-05-04

O Prof. Marcelo de Souza Bispo possui Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e estágio pós-doutoral na Universidade de Kentucky (EUA). É Professor Associado do Departamento de Administração e dos Programas de Pós-graduação em Administração e Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É co-líder do Grupo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento (NAC-UFPB). Já atuou como Editor-chefe da Revista Teoria e Prática em Administração (UFPB), como líder de tema e membro do comitê científico da área de Estudos Organizacionais da ANPAD.

 

Palavras do Editor-chefe:

Clique para ler mais.

Edições Especiais

2020-05-29

Clique no título da notícia para acessar a listagem de Edições Especiais e Call for Papers anteriores.

v. 25 n. 6 (2021): Nov/Dez - 2021

Relatório de Gestão da Revista de Administração Contemporânea 2018-2021, e Farewell

Wesley Mendes-da-Silva

e210100

                                                                                                                                                                

Democratização Financeira em Época de Pandemia

José Vicente, Valdir Martins

e210084

                                                                                                                                                                

Pesquisa Contábil: O Falso Dilema entre a Consistência Metodológica e a Relevância Prática

Alexsandro Broedel, Eduardo da Silva Flores

e210119

                                                                                                                                                                

A Relação entre Gerenciamento de Resultados e Market Timing

Matheus da Costa Gomes, João Paulo Augusto Eça, Marcelo Botelho da Costa Moraes, Maurício Ribeiro do Valle

e200289

                                                                                                                                                                

Enforcement Anticorrupção e Organizações: Uma Revisão Narrativa

Robson Fernandes Soares, Edson Ronaldo Guarido Filho

e190149

                                                                                                                                                                

Influência da Cultura Familiar no Gerenciamento de Risco Empresarial em Empresas Brasileiras

Elisane Brandt, Márcia Zanievicz da Silva, Franciele Beck

e190082

                                                                                                                                                                

Barreiras, Adaptabilidade, Empregabilidade e Satisfação: Percepções de Carreira de Formandos em Administração

Mariana Ramos de Melo, Priscilla de Oliveira Martins-Silva, Alexsandro Luiz de Andrade, Ralf Luis de Moura

e190124

                                                                                                                                                                

Análise de Superfície de Resposta: Um Tutorial para Examinar Efeitos Lineares e Curvilíneos

Antonio Carlos Rodrigues

e200293

                                                                                                                                                                

Ver Todas as Edições