Memes como um Atalho para a Cultura do Consumo: Uma Abordagem Metodológica para Ideologias Coletivas Encobertas



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Elisa Priori de Deus
Roberta Dias Campos
Ana Raquel Rocha

Resumo

Objetivo: o artigo propõe o uso metodológico de memes como um atalho para explorar a cultura de consumo. Os memes como textos culturais podem revelar ideologias circulantes coletivas que não podem ser acessadas por meio de entrevistas regulares. Contexto: memes são textos culturais que veiculam mensagens fáceis de entender, ganhando força nas redes sociais. Os textos culturais apresentam ludicamente o contexto social e as crenças sociais. Analisamos os memes circulantes durante a pandemia de COVID-19 sobre consumidores idosos no Brasil para traçar um protocolo metodológico. Método: adotamos o modelo de discurso para analisar os memes como uma pesquisa qualitativa de memes como um atalho para discursos culturais. Coletamos memes durante março e maio de 2020 usando as mídias sociais. Os memes foram classificados seguindo uma análise temática. Resultado: é uma proposta de procedimento metodológico para a análise dos memes como texto cultural. O processo inicia-se com o delineamento de um protocolo de coleta de dados, seguido de roteiro de análise de dados, ilustrado pelo contexto de consumidores idosos. Conclusão: a análise dos memes como textos culturais contribuiu para compreensão do comportamento do consumidor por meio do conteúdo cultural atual, revelando ideologias encobertas, que emergem dos consumidores, como sistemas de valores velados que circulam em paralelo às ideologias institucionais de mídia de massa.



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Como Citar
Deus, E. P. de, Campos, R. D., & Rocha, A. R. (2022). Memes como um Atalho para a Cultura do Consumo: Uma Abordagem Metodológica para Ideologias Coletivas Encobertas. Revista De Administração Contemporânea, 26(4), e210005. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2022210005.en
Seção
Artigos Metodológicos

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