Relacional: Amenizando os Efeitos da Crise no Setor da Educação



Artigo principal Conteúdo

Adrian Kemmer Cernev
Letícia Fantinato Menegon
Marta de Campos Maia

Resumo

Este caso de ensino aborda a necessidade de mudança na estratégia de negócios da startup Relacional, impulsionada pelos efeitos negativos da pandemia de COVID-19 no setor educacional brasileiro, no primeiro semestre de 2020. A startup é uma desenvolvedora de sistemas de informação que busca solucionar problemas específicos das instituições de ensino, desde o nível básico até o superior, como relacionamento, atração e retenção de alunos. Em meio a um cenário de provável crise no setor, os sócios buscam alternativas de negócio para auxiliar as instituições de ensino ao mesmo passo em que procuram garantir o crescimento e a perenidade da própria empresa. Indicado para aplicação em disciplinas de Empreendedorismo, Marketing e TI em cursos de graduação e pós-graduação em Administração de Empresas, este caso aborda conceitos da Economia da Informação, modelos de oferta e precificação de softwares.



Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Cernev, A. K., Menegon, L. F., & Maia, M. de C. (2021). Relacional: Amenizando os Efeitos da Crise no Setor da Educação. Revista De Administração Contemporânea, 26(1), e200377. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2022200377.en
Seção
Casos para Ensino

Referências

Bhargava, H. K., & Choudhary, V. (2008). When is versioning optimal for information goods? Management Science, 54(5), 1029-1035. https://doi.org/10.1287/mnsc.1070.0773 
Gartner. (2021). Top 10 higher education trends: Midway through an unusual year. Retrieved from https://www.gartner.com/webinar/3985865/player?commId=415680&channelId=15915&srcId=0-0000000000&webinarType=ondemand 
Ker, J., & Motoda, E. (2020, July 06). Em dois meses, 265 mil alunos abandonaram a graduação, diz sindicato de mantenedoras. Estadão. Retrieved from https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,em-dois-meses-265-mil-alunos-abandonaram-a-graduacao-diz-sindicato-de-mantenedoras,70003354874 
Liu, Z., Li, M., & Kou, J. (2015). Selling information products: Sale channel selection and versioning strategy with network externality. International Journal of Production Economics, 166, 1-10. https://doi.org/10.1016/j.ijpe.2015.04.006 
Shapiro, C., & Varian, H. R. (2003). A economia da informação: Como os princípios econômicos se aplicam à era da internet. Rio de Janeiro: Elsevier. 
Sordi, J. O. de., Nelson, R. E., Meireles, M., & Silveira, M. A. da (2016). Development of digital products and services: Proposal of a framework to analyze versioning actions. European Management Journal, 34(5), 564-578. https://doi.org/10.1016/j.emj.2016.01.009 
Thompson, E. (2019, May 16). The eight building blocks of CRM: Overview. Gartner. Retrieved from https://www.gartner.com/en/documents/3913640/the-eight-building-blocks-of-crm-overview 
Totvs. (2019, December 26). CRM Educacional: Essencial para as instituições de ensino. Recuperado de: https://www.totvs.com/blog/instituicao-de-ensino/crm-educacional/ 
Yanckello, R., & Thayer, T. (2020, April 28). Strategic roadmap for higher education student information system. Gartner. Retrieved from https://www.gartner.com/en/documents/3984281/2020-strategic-roadmap-for-higher-education-student-info