Desafios da Pandemia para o Futuro da Educação: O Caso Coppead
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Este caso de ensino descreve o processo de adaptação para a virtualização do ensino no Coppead, uma das principais escolas de pós-graduação em administração no Brasil. A mudança ocorre impulsionada pelo isolamento social adotado no país por conta da pandemia de COVID-19. O caso relata as decisões que o colegiado de professores, liderado pela diretora Elaine Tavares, precisou tomar para contornar a quarentena e garantir a continuidade das aulas no Mestrado, Doutorado e MBA Executivo. Os desafios dessa transição são discutidos, porém mais importante que isso são as oportunidades estratégicas que essa experiência abre para a inovação da escola nos anos futuros.
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.
Referências
At Harvard’s new ‘virtual classroom,’ students tune in to class from computers anywhere. (2015). Fox Business. Retrieved from https://www.foxbusiness.com/features/at-harvards-new-virtual-classroom-students-tune-in-to-class-from-computers-anywhere
Chimenti, P. C. P. S., Rodrigues, M. A. S., & Nogueira, A. R. R. (2015, June). O futuro da educação: Uma análise de cenários. Anais do Encontro de Estudos em Estratégia - 3Es, Brasília, Brazil, 7.
Chimenti, P. C. P. de S. (2020). Reflexões sobre Casos de Ensino Memoráveis. Revista de Administração Contemporânea, 24(5), 376-379. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2020200102
Christensen, C. M. (1997). The Innovator’s Dilemma: When new technologies cause great firms to fail. Boston, Massachusetts: Harvard Business Review Press.
Day, G., & Schoemaker, P. (2000). A different game. In G. S. Day, P. J. H. Schoemaker, & R. E. Gunther (Eds.), Wharton on managing emerging technologies (Chap. 1). New York: Wiley.
Erskine, J. A., Leenders, M. R., & Mauffette-Leenders, L. (1998). Teaching with cases. London: School of Business Administration, The University of Western Ontario.
Garvin, D. A., & Levesque, L. C. (2005, November). A Note on Scenario Planning. Harvard Business School Background Note 306-003, November 2005. Retrieved from https://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=32841
Mauffette-Leenders, L. A., Erskine, J. A., & Leenders, M. R. (1997). Learning with Cases. Ontario: University of Western Ontario.
Rodrigues, M. A., Chimenti, P., & Nogueira, A. R. R. (2021). An exploration of eLearning adoption in the educational ecosystem. Education and Information Technologies, 26, 585-615. https://doi.org/10.1007/s10639-020-10276-3
Roesch, S. M. A. (2006, September). Notas sobre a construção de casos para ensino. Encontro Nacional da Anpad, 2006, Salvador, 30. Retrieved from http://www.anpad.org.br/eventos.php?cod_evento=1&cod_edicao_subsecao=149&cod_evento_edicao=10&cod_edicao_trabalho=5497
Schoemaker, P. J. H. (1995). Scenario planning: A tool for strategic thinking. Sloan Management Review, 36(2), 25-40. Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/220042263_Scenario_Planning_A_Tool_for_Strategic_Thinking
Yang, G. (2019). Is it time to retire the Harvard Case Study? Retrieved from https://poetsandquants.com/2019/10/05/is-it-time-to-retire-the-harvard-case-study/