Tem no Magalu: Estratégias Sociais, Políticas e de Mercado Durante a COVID-19
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Este caso para ensino apresenta o posicionamento estratégico do grupo Magazine Luiza (Magalu), representado pelo diretor de relações institucionais José Ribeiro e Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração, antes e durante a COVID-19. O objetivo é promover uma reflexão sobre as estratégias empresariais adotadas em tempos de crise. Desde o início da COVID-19 no Brasil, Luiza e o Magalu engajaram-se nas discussões e praticaram uma série de ações estratégicas em benefício dos funcionários do grupo, das pequenas e médias empresas e dos mais afetados pela pandemia. Passados alguns meses dos primeiros casos, a instabilidade ainda era percebida, o número de infectados e mortes subia e pouco se sabia sobre quando o cotidiano retornaria ao ‘normal’. Muitos questionamentos persistiam sobre os próximos passos do Magalu. Assim, era necessário discutir sobre como o grupo deveria se posicionar para assegurar seu desempenho e sua reputação. A proposta é que os alunos se coloquem no lugar de José Ribeiro, diretor de relações institucionais, e do comitê de assuntos urgentes do Magalu, a fim de propiciar um debate acerca das estratégias de mercado e de não mercado que poderiam ser implementadas.
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.
Referências
Baron, D. P. (1995). Integrated Strategy: Market and Nonmarket Components. California Management Review, 37(2), 47–65. https://doi.org/10.2307%2F41165788
Baron, D. P. (2016). Strategy beyond markets: A step back and a look forward (Chap. 34, pp. 411-434). Bradford, UK: Emerald Group.
Doh, J. P., Lawton, T. C., & Rajwani, T. (2012). Advancing nonmarket strategy research: Institutional perspectives in a changing world. Academy of Management Perspectives, 26(3), 22–39. https://doi.org/10.5465/amp.2012.0041
Getz, K. A. (1997). Research in corporate political action: Integration and assessment. Business & Society, 36(1), 32–72. https://doi.org/10.1177%2F000765039703600103
Hillman, A. J., Keim, G. D., & Schuler, D. (2004). Corporate political activity: A review and research agenda. Journal of Management, 30(6), 837–857. https://doi.org/10.1016%2Fj.jm.2004.06.003
Johnson, G. Scholes, K., & Whittington, R. (2005). Explorando a Estratégia Corporativa (7th ed.). Porto Alegre: Bookman.
Sandroni, P. (2020). Pandemia: A propósito de um falso dilema. GV-Executivo, 19(2). https://rae.fgv.br/gv-executivo/vol19-num2-2020/pandemia-proposito-falso-dilema
Sun, P., Mellahi, K., & Wright, M. (2012). The contingent value of corporate political ties. Academy of Management Perspectives, 26(3), 68-82. https://doi.org/10.5465/amp.2011.0164
Teece, D. J., Pisano, G., & Shuen, A. (1997). Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, 18(7), 509-533. https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-0266(199708)18:7%3C509::AID-SMJ882%3E3.0.CO;2-Z
Tourish, D. (2020). Introduction to the special issue: Why the coronavirus crisis is also a crisis of leadership. Leadership, 16(3) 1–12. https://doi.org/10.1177%2F1742715020929242
Wernerfelt, B. (1984). A resource‐based view of the firm. Strategic Management Journal, 5(2), 171-180. Retrieved from https://www.jstor.org/stable/2486175