Da Conexa ao Docpass: O Ambiente Competitivo das Plataformas de Telemedicina
Artigo principal Conteúdo
Resumo
O caso narra a trajetória de uma plataforma de telemedicina no Brasil. A Conexa, uma empresa que já operava com modelo B2B com telemedicina, aproveitou a mudança de regulamentação durante a pandemia do coronavírus (COVID-19) e lançou a Docpass, uma plataforma B2C. A pandemia não trouxe somente a mudança na legislação, como também propiciou um contexto que reduziu as barreiras culturais para a adoção de tal serviço tanto para médicos quanto para pacientes. O caso é recomendado para disciplinas de Estratégia e Inovação, mais especificamente em sessões dedicadas aos modelos de negócios baseados em plataformas, quando forem trabalhados os seguintes objetivos de aprendizagem: (a) diagnóstico sobre desdobramentos do COVID-19 em um negócio de telemedicina comparando-se o antes, o durante e o depois; (b) compreensão dos efeitos de rede presentes nas plataformas e seus reflexos em termos de valor; (c) compreensão da dinâmica competitiva em um ecossistema de plataforma.
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.
Referências
Hagiu (2014). Strategic decisions for multisided platforms. MIT Sloan Management Review, 55, 71-80. Retrieved from https://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=46062
McAfee, A., & Brynjolfsson, E. (2017) Machine, platform, crowd: Harnessing our digital future. New York: Norton & Company.
Parker, G., Van Alstyne, M. W., & Choudary, S. (2018). Plataforma a reevolução da estratégia: O que é a plataforma de negócios, como surgiu e como transforma a economia em alta velocidade. Rio de Janeiro: Alta books.
Shapiro & Varian (2003). A economia da informação. Rio de Janeiro: Elsevier.
Tiwana (2013). Platform ecosystems: Aligning architecture, governance, and strategy. Burlington, MA: Morgan Kaufmann.