Da Conexa ao Docpass: O Ambiente Competitivo das Plataformas de Telemedicina



Artigo principal Conteúdo

Catia Silva da Costa Moreira
Flavia D’Albergaria Freitas
Carolina Brandão
Cláudia Affonso Silva Araujo

Resumo

O caso narra a trajetória de uma plataforma de telemedicina no Brasil. A Conexa, uma empresa que já operava com modelo B2B com telemedicina, aproveitou a mudança de regulamentação durante a pandemia do coronavírus (COVID-19) e lançou a Docpass, uma plataforma B2C. A pandemia não trouxe somente a mudança na legislação, como também propiciou um contexto que reduziu as barreiras culturais para a adoção de tal serviço tanto para médicos quanto para pacientes. O caso é recomendado para disciplinas de Estratégia e Inovação, mais especificamente em sessões dedicadas aos modelos de negócios baseados em plataformas, quando forem trabalhados os seguintes objetivos de aprendizagem: (a) diagnóstico sobre desdobramentos do COVID-19 em um negócio de telemedicina comparando-se o antes, o durante e o depois; (b) compreensão dos efeitos de rede presentes nas plataformas e seus reflexos em termos de valor; (c) compreensão da dinâmica competitiva em um ecossistema de plataforma.



Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Moreira, C. S. da C., Freitas, F. D., Brandão, C., & Araujo, C. A. S. (2021). Da Conexa ao Docpass: O Ambiente Competitivo das Plataformas de Telemedicina. Revista De Administração Contemporânea, 25(Spe), e200238. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2021200238.en
Seção
Casos para Ensino

Referências

Eisenmann, T., Parker, G., & Van Alstyne M. W. (2006). Strategies for two-sided markets. Harvard Business Review, 84(10), 92. Retrieved from https://hbr.org/2006/10/strategies-for-two-sided-markets
Hagiu (2014). Strategic decisions for multisided platforms. MIT Sloan Management Review, 55, 71-80. Retrieved from https://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=46062
McAfee, A., & Brynjolfsson, E. (2017) Machine, platform, crowd: Harnessing our digital future. New York: Norton & Company.
Parker, G., Van Alstyne, M. W., & Choudary, S. (2018). Plataforma a reevolução da estratégia: O que é a plataforma de negócios, como surgiu e como transforma a economia em alta velocidade. Rio de Janeiro: Alta books.
Shapiro & Varian (2003). A economia da informação. Rio de Janeiro: Elsevier.
Tiwana (2013). Platform ecosystems: Aligning architecture, governance, and strategy. Burlington, MA: Morgan Kaufmann.