Gift-giving, Estilos de Amor e Sacrifício: uma Análise Entre Parceiros Românticos



Artigo principal Conteúdo

Marianny Silva
Salomão de Farias
Jairo de Pontes Gomes
Francisco Vicente Sales Melo

Resumo

Indo além da análise do ato de presentear a partir de uma única perspectiva amorosa, este artigo teve por objetivo compreender o gift-giving por meio dos tipos de amor vivenciados nos relacionamentos românticos, investigando a frequência, as razões do ato de presentear entre casais e a percepção sacrificial. Mediante um survey, 257 pessoas participaram da pesquisa. Os resultados revelaram que o amor caracterizado pelo erotismo e paixão (Eros) é o estilo primário predominante entre os casais, guiando os indivíduos a presentearem com maior frequência, mediante o motivo social. Já dentre os estilos secundários de amor, observamos que o altruísta (Ágape) tende a ser o que mais frequentemente induz o gift-giving, gerando uma percepção sacrificial do ofertante. Vimos também que o sacrifício pode ser percebido no ato de presentear em outras formas de amor para além do Ágape. O estudo contribui com a literatura ao revelar que o gift-giving pode variar conforme os estilos de amor e que a percepção de sacrifício no ato de presentear tem relação com tais estilos. Desse modo, propomos o desenvolvimento de reflexões e investigações voltadas às consequências das formas de amar no comportamento do consumidor, destacando a teoria dos estilos de amor pela sua capacidade de proporcionar novas interpretações sobre relações de consumo.



Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, M., de Farias, S., Gomes, J. de P., & Melo, F. V. S. (2019). Gift-giving, Estilos de Amor e Sacrifício: uma Análise Entre Parceiros Românticos. Revista De Administração Contemporânea, 24(1), 25-48. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2020190187
Seção
Artigos