Gift-giving, Estilos de Amor e Sacrifício: uma Análise Entre Parceiros Românticos



Artigo principal Conteúdo

Marianny Silva
Salomão de Farias
Jairo de Pontes Gomes
Francisco Vicente Sales Melo

Resumo

Indo além da análise do ato de presentear a partir de uma única perspectiva amorosa, este artigo teve por objetivo compreender o gift-giving por meio dos tipos de amor vivenciados nos relacionamentos românticos, investigando a frequência, as razões do ato de presentear entre casais e a percepção sacrificial. Mediante um survey, 257 pessoas participaram da pesquisa. Os resultados revelaram que o amor caracterizado pelo erotismo e paixão (Eros) é o estilo primário predominante entre os casais, guiando os indivíduos a presentearem com maior frequência, mediante o motivo social. Já dentre os estilos secundários de amor, observamos que o altruísta (Ágape) tende a ser o que mais frequentemente induz o gift-giving, gerando uma percepção sacrificial do ofertante. Vimos também que o sacrifício pode ser percebido no ato de presentear em outras formas de amor para além do Ágape. O estudo contribui com a literatura ao revelar que o gift-giving pode variar conforme os estilos de amor e que a percepção de sacrifício no ato de presentear tem relação com tais estilos. Desse modo, propomos o desenvolvimento de reflexões e investigações voltadas às consequências das formas de amar no comportamento do consumidor, destacando a teoria dos estilos de amor pela sua capacidade de proporcionar novas interpretações sobre relações de consumo.


Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, M., de Farias, S., Gomes, J. de P., & Melo, F. V. S. (2019). Gift-giving, Estilos de Amor e Sacrifício: uma Análise Entre Parceiros Românticos. Revista De Administração Contemporânea, 24(1), 25-48. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2020190187
Seção
Artigos