Inventário de artigos científicos na área de marketing no Brasil

Lurdes Marlene Seide Froemming, Fernando Bins Luce, Marcelo Gattermann Perin, Cláudio Hoffmann Sampaio, Sedinei José Nardelli Beber, Guilherme Trez

Resumo

Neste artigo os autores elaboraram um inventário das características metodológicas básicas da produção científica da área de marketing no Brasil na década de 90 (até 1998). Esta produção científica está disponível nos periódicos Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) e Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP) e nos anais dos Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). De 217 artigos identificados foram analisados 134, pois os restantes 83 centravam-se em dimensões conceituais ou eram resenhas. Daqueles 134 artigos, 55 tinham o cunho exploratório (41%), 71 eram de natureza descritiva (53%) e somente 8 exploraram relações de causalidade (6%). No trabalho ainda são examinadas características metodológicas como: apresentação e relevância do problema de pesquisa, desenho da pesquisa, tipo de dado coletado, validade, bem como menção a limitações e recomendações para pesquisas futuras.

Palavras-chave

marketing; pesquisa em marketing; metodologia de pesquisa científica

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