Inventário de artigos científicos na área de marketing no Brasil



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Lurdes Marlene Seide Froemming
Fernando Bins Luce
Marcelo Gattermann Perin
Cláudio Hoffmann Sampaio
Sedinei José Nardelli Beber
Guilherme Trez

Abstract

In this article, the authors elaborated an inventory of basic methodologic characteristics of the scientific production of the marketing area in Brazil, in the years 90 (until 1998). This scientific production is available in the periodics Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE) and Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), and in the anuals of Encontros Anuais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD). From 217 identified articles, 134 have been analised, because the remainder 83 refered to conceptual dimensions or reviews. From the 134 articles, 55 have an exploratory view (41%), 71 have a descriptive nature (53%) and only 8 explore the casual relations (6%). In the article they are analised yet the methodolical characteristics such as: presentation and significance of the research question, research design, the kind of colected data, validity, as well as mention to limitations and recomendations for future researchs.

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How to Cite
Froemming, L. M. S., Luce, F. B., Perin, M. G., Sampaio, C. H., Beber, S. J. N., & Trez, G. (1). Inventário de artigos científicos na área de marketing no Brasil. Journal of Contemporary Administration, 4(2), 159-173. https://doi.org/10.1590/S1415-65552000000200009
Section
Documents and Debates
Author Biographies

Lurdes Marlene Seide Froemming, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Marketing e Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Sua área de interesse em pesquisa é comportamento e satisfação do consumidor.

Fernando Bins Luce, Michigan State University

Ph.D. em Administração pela Michigan State University, USA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sua área de interesse em pesquisa é marketing.

Marcelo Gattermann Perin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Sistemas de Informações e Doutorando em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Suas áreas de interesse em pesquisa são planejamento estratégico, planejamento de marketing, orientação para mercado, informações em marketing.

Cláudio Hoffmann Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração e Doutorando em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são marketing, estratégia, marketing estratégico, orientação para o mercado.

Sedinei José Nardelli Beber, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, além de Pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são matemática financeira, análise de investimentos, pesquisa de mercado, marketing estratégico.

Guilherme Trez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, além de Pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégias de marketing, marketing de serviços, métodos de pesquisa e análise de dados.