Editorial



Main Article Content

Clóvis L. Machado-da-Silva

Abstract

No presente número da Revista de Administração Contemporânea inclui-se novamente a seção documento. Tal seção vem complementar a de artigos, à medida que visa a alcançar objetivos diferentes: em especial apresentar avaliações críticas da produção científica nas diversas áreas da Administração, bem como argumentos e debates relevantes sobre o ensino e a pesquisa nesse campo do conhecimento.

Sete são os trabalhos que integram a seção artigos. O de Fernanda Perobelli e associados visa a testar a eficiência do mercado acionário brasileiro em relação à condução da política monetária, no período compreendido entre a crise asiática e a flexibilização do câmbio. Eduardo Diniz procura caracterizar a evolução do uso da Web pelos bancos, utilizando do estudo de aproximadamente 300 Web sites de bancos em três países - Brasil, Estados Unidos e Espanha. Donaldo de Souza Dias analisa, com base em fatores intrínsecos e extrínsecos, os aspectos motivadores e de resistência ao uso da tecnologia da informação no ambiente de trabalho de gerentes brasileiros em 43 empresas. Leonardo Basso e Marcelo Roque da Silva apresentam três teorias defensoras da desregulamentação de monopólios e oligopólios, alertando para problemas, custos e dificuldades relacionados à regulamentação. Maria Teresa Ribeiro discute os resultados de investigação realizada em 6 centros de pesquisa tecnológica, de empresas privadas e estatais, ligados ao setor agropecuário de Minas Gerais. Marcos Cohen e Jorge Ferreira da Silva descrevem a pesquisa realizada entre franqueados de redes de fast-food no país, em que procuram mensurar sua percepção das estratégias competitivas praticadas por seus franqueadores e sua satisfação com o relacionamento franqueador-franqueado. Por fim, Mariana Lima Bandeira e associados analisam até que ponto é possível conseguir o comprometimento dos empregados na Empresa de Correios e Telégrafos, a partir do modelo de três dimensões de Meyer e Allen e do estabelecimento de padrões diversificados de comprometimento organizacional.

O texto que consta da seção documento foi apresentado por Lurdes Froemming e associados com o objetivo de dar continuidade à publicação na RAC de avaliações do estado da arte da Administração no Brasil. No caso do texto em tela o foco é a produção científica na área de Marketing no país, na década de noventa. Constitui o primeiro de dois trabalhos sobre o estado da arte da produção científica nesse campo do conhecimento da Administração: o segundo será publicado no próximo número deste volume. Avaliações do estado da arte geralmente propiciam reflexões importantes para todos aqueles envolvidos com a produção de conhecimento em Administração no país.

Da mesma forma que em edições anteriores, espera-se que a composição deste número atenda às expectativas dos leitores e dos colaboradores da RAC.



Downloads

Download data is not yet available.


Article Details

How to Cite
Machado-da-Silva, C. L. (1). Editorial. Journal of Contemporary Administration, 4(2), 1. https://doi.org/10.1590/S1415-65552000000200001
Section
Editorial