Editorial
Main Article Content
Abstract
No presente número da Revista de Administração Contemporânea inclui-se novamente a seção documento. Tal seção vem complementar a de artigos, à medida que visa a alcançar objetivos diferentes: em especial apresentar avaliações crÃticas da produção cientÃfica nas diversas áreas da Administração, bem como argumentos e debates relevantes sobre o ensino e a pesquisa nesse campo do conhecimento.
Sete são os trabalhos que integram a seção artigos. O de Fernanda Perobelli e associados visa a testar a eficiência do mercado acionário brasileiro em relação à condução da polÃtica monetária, no perÃodo compreendido entre a crise asiática e a flexibilização do câmbio. Eduardo Diniz procura caracterizar a evolução do uso da Web pelos bancos, utilizando do estudo de aproximadamente 300 Web sites de bancos em três paÃses - Brasil, Estados Unidos e Espanha. Donaldo de Souza Dias analisa, com base em fatores intrÃnsecos e extrÃnsecos, os aspectos motivadores e de resistência ao uso da tecnologia da informação no ambiente de trabalho de gerentes brasileiros em 43 empresas. Leonardo Basso e Marcelo Roque da Silva apresentam três teorias defensoras da desregulamentação de monopólios e oligopólios, alertando para problemas, custos e dificuldades relacionados à regulamentação. Maria Teresa Ribeiro discute os resultados de investigação realizada em 6 centros de pesquisa tecnológica, de empresas privadas e estatais, ligados ao setor agropecuário de Minas Gerais. Marcos Cohen e Jorge Ferreira da Silva descrevem a pesquisa realizada entre franqueados de redes de fast-food no paÃs, em que procuram mensurar sua percepção das estratégias competitivas praticadas por seus franqueadores e sua satisfação com o relacionamento franqueador-franqueado. Por fim, Mariana Lima Bandeira e associados analisam até que ponto é possÃvel conseguir o comprometimento dos empregados na Empresa de Correios e Telégrafos, a partir do modelo de três dimensões de Meyer e Allen e do estabelecimento de padrões diversificados de comprometimento organizacional.
O texto que consta da seção documento foi apresentado por Lurdes Froemming e associados com o objetivo de dar continuidade à publicação na RAC de avaliações do estado da arte da Administração no Brasil. No caso do texto em tela o foco é a produção cientÃfica na área de Marketing no paÃs, na década de noventa. Constitui o primeiro de dois trabalhos sobre o estado da arte da produção cientÃfica nesse campo do conhecimento da Administração: o segundo será publicado no próximo número deste volume. Avaliações do estado da arte geralmente propiciam reflexões importantes para todos aqueles envolvidos com a produção de conhecimento em Administração no paÃs.
Da mesma forma que em edições anteriores, espera-se que a composição deste número atenda às expectativas dos leitores e dos colaboradores da RAC.
Download data is not yet available.
Article Details
Since mid-February of 2023, the authors retain the copyright relating to their article and grant the journal RAC, from ANPAD, the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (CC BY 4.0), as stated in the article’s PDF document. This license provides that the article published can be shared (allows you to copy and redistribute the material in any medium or format) and adapted (allows you to remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial) by anyone.
After article acceptance, the authors must sign a Term of Authorization for Publication, which is sent to the authors by e-mail for electronic signature before publication.