Editorial
Main Article Content
Abstract
Prezados Leitores,
O primeiro artigo desta edição da RAC, com autoria de Stefânia Ordovás de Almeida, José Afonso Mazzon, Utpal Dholakia e Hugo Fridolino Müller Neto, é intitulado Os Efeitos da Participação em Comunidades Virtuais de Marca no Comportamento do Consumidor: Proposição e Teste de um Modelo Teórico. Na tentativa de entender quais são os ganhos que as empresas podem ter em termos de intenções de recomendação, recompra e lealdade do consumidor, por meio da ação de comunidade virtual de marca, os autores utilizam uma amostra com 555 casos e concluem que a participação nessas comunidades não é tão importante quanto sua identificação com a marca.
O segundo artigo chama-se Cognição do Ambiente Competitivo, um Estudo dos Construtos Mentais Utilizados por Proprietários de Pequenas Empresas, por Simone Cristina Ramos, Jane Mendes Ferreira e Fernando Antonio Prado Gimenez. Busca identificar e descrever os construtos mentais, utilizados pelos dirigentes na avaliação de seus ambientes competitivos e na determinação de eventuais associações entre os construtos mentais dos dirigentes de pequenas organizações e seus contextos de referência e setores de atividade. Os resultados indicam que o conjunto de construtos utilizados é único para cada dirigente, mas puderam ser notadas comunalidades cognitivas, com a utilização mais frequente de seis construtos.
Na sequência, o trabalho de Farley Simon Nobre, Andrew M. Tobias e David S. Walker, Uma Visão da Empresa Baseada em Habilidades: Contextos Estratégicos e Contingenciais, aborda também a questão da cognição, procurando entender seu papel nas organizações que buscam o desenvolvimento de competências essenciais e vantagem competitiva sustentável. "Em sua primeira perspectiva, este artigo propõe uma visão da organização baseada em habilidades, que está fundamentada em conceitos da empresa, baseada em recursos, e em capacidades dinâmicas. Em sua segunda perspectiva, este trabalho introduz uma visão contingencial da cognição organizacional".
O quarto artigo é intitulado Comprometimento, Satisfação e Cooperação no Trabalho: Evidências da Primazia dos Aspectos Morais e das Normas de Reciprocidade Sobre o Comportamento. Nele, Cristiano de Oliveira Maciel e Camila Camargo buscam verificar as relações entre comprometimento organizacional, satisfação e cooperação no trabalho por meio de uma survey com 331 questionários válidos, que foram respondidos por funcionários de 8 organizações do setor de serviços de Curitiba (PR). O estudo revelou, entre outras coisas, que a satisfação no trabalho é preditora significativa da variação das três dimensões do comprometimento, mas com maior influência sobre as dimensões afetiva e moral.
O trabalho seguinte, de Carlos Alberto Corrêa e Henrique Luiz Corrêa, O Processo de Formação de Estratégias de Manufatura em Empresas Brasileiras de Médio e Pequeno Porte, busca entender os processos de formação da estratégia de manufatura nas empresas brasileiras de médio e pequeno porte. Para tanto utilizam quatro estudos de caso de empresas. Conclusões são tiradas do modo como as empresas pesquisadas formam suas estratégias de operação em termos de prioridades competitivas; estabelecimento de objetivos de desempenho; priorização de programas de melhoramentos da manufatura; e definição dos indicadores de sua eficácia.
Ricardo Rocha de Oliveira e Antônio Edésio Jungles a seguir nos trazem um texto oriundo do Sistema de Fast-Tack da ANPAD: A relação da Comunicação e Gestão de Obras como um Processo de Transformação Conversações/Textos. O artigo discute a relação entre comunicação e gestão de obras, a partir dos conceitos da Escola de Montreal de comunicação organizacional. "Destaca-se a contribuição na discussão do tema discurso, comunicação e organizações de duas formas: (a) a observação de teorias de comunicação, no contexto de organizações temporárias, e especificamente na gestão de obras; (b) a apresentação de uma metodologia de coleta, seleção e análise de episódios em eventos comunicativos, ocorridos em ambientes de trabalho".
O penúltimo artigo da edição, Social Networks and Sales Performance, de Danny Pimentel Claro e SÃlvio Abrahão Laban Neto discute a importância das caracterÃsticas estruturais e relacionais das redes sociais de vendedores de um varejista de alimentos, buscando relacionar estas e outras caracterÃsticas com o desempenho de 101 gestores de vendas.
O último artigo da edição, de Willson Gerigk e Ademir Clemente, trata da Influência da LRF sobre a Gestão Financeira: Espaço de Manobra dos MunicÃpios Paranaenses Extremamente Pequenos. "Este artigo tem por objetivo avaliar e mensurar os reflexos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) sobre o espaço de manobra da gestão financeira dos municÃpios paranaenses com menos de cinco mil habitantes, tendo como referência as peculiaridades e atribuições dos governos locais". Concluem os autores que o espaço de manobra da gestão financeira dos municÃpios foi significativamente modificado pela LRF, passando a depender mais fortemente da poupança de receitas correntes.
Na seção de casos de ensino em administração, temos o caso da Amendopar, escrito por Renata Cesar Torres, Rebecca Arkader, João Luiz Kupperman Garcia e Edson Montebeller. O caso de ensino apresenta uma empresa familiar brasileira de médio porte que havia alcançado o limite de sua capacidade de produção e que precisava decidir se era o momento para uma nova unidade e quais seriam as dimensões adequadas e os investimentos necessários.
Por fim, temos a Resenha Bibliográfica do livro Diversidade Sexual e Trabalho, de Maria Ester de Freitas e Marcelo Dantas (orgs.) por Kary Emanuelle Reis Coimbra; e as Notas Bibliográficas A Psicologia do LÃder, de Antonio Meneghetti, por Adriane M. M. Mendes e Endomarketing Inteligente: a Empresa Pensada de Dentro para Fora, de Daniel Costa, por Murilo Martins Andrade.
A todos, uma Boa Leitura!
Download data is not yet available.
Article Details
Since mid-February of 2023, the authors retain the copyright relating to their article and grant the journal RAC, from ANPAD, the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (CC BY 4.0), as stated in the article’s PDF document. This license provides that the article published can be shared (allows you to copy and redistribute the material in any medium or format) and adapted (allows you to remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial) by anyone.
After article acceptance, the authors must sign a Term of Authorization for Publication, which is sent to the authors by e-mail for electronic signature before publication.