Até que os custos os separem: por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?
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Resumo
Em que pese o fato de acadêmicos e praticantes darem significativa atenção ao desenvolvimento de vÃnculos de longo prazo entre empresas, pouca ênfase há sobre o conhecimento acerca dos seus benefÃcios, especialmente quanto ao valor criado. O objetivo do presente estudo foi analisar o valor percebido em relacionamentos segundo a perspectiva da dÃade cliente-fornecedor e sua natureza dinâmica em relacionamentos de negócio. A construção do esquema de análise dos relacionamentos e do valor criado nas dÃades partiu de teorias de marketing de relacionamento com raÃzes em economia, ciência polÃtica, ciências organizacionais, sociologia, psicologia social e direito. Realizou-se uma pesquisa empÃrica de natureza qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade com 14 dÃades cliente-fornecedor do setor gaúcho de software. O setor de software foi escolhido por sua representatividade econômica, pela viabilidade de aplicação dos conceitos de marketing de relacionamento ao contexto e pela existência de outros estudos sobre o tema nesse setor. Os resultados sugerem que a aquisição de softwares empresariais reverte em benefÃcios quantitativos e qualitativos de naturezas diversas para clientes e fornecedores, e que, dependendo dos vÃnculos relacionais, tais benefÃcios podem ser incrementados.
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Como Citar
Pereira, R. de C. de F., & Luce, F. B. (1). Até que os custos os separem: por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?. Revista De Administração Contemporânea, 13(4), 545-563. https://doi.org/10.1590/S1415-65552009000400003
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Artigos
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