Um modelo de avaliação da eficiência da administração pública através do método análise envoltória de dados (DEA)
Artigo principal Conteúdo
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma poderosa ferramenta, ainda pouco utilizada no Brasil, chamada Análise Envoltória de Dados (DEA). Esse Método pode ser utilizado para avaliar a eficiência técnica de unidades produtivas, que utilizam múltiplos insumos para produzir múltiplos bens e/ou serviços medidos em diferentes unidades. É recomendado no estudo da eficiência da administração pública, de instituições sem fins lucrativos e organizações, que operacionalizam suas atividades através de unidades como redes hoteleiras, franquias, unidades escolares, agências de correios e bancos. O Método compara os insumos e os produtos de cada unidade e determina os Ãndices de eficiência relativa de cada unidade analisada. Estes Ãndices permitem determinar as melhores práticas, as unidades ineficientes e as mudanças necessárias nos nÃveis de insumos e produtos para que as últimas unidades se tornem eficientes. Podem ser utilizados na identificação de recursos ociosos ou inutilizados e, na formulação de polÃticas de redução de custos, associada a uma expansão que otimize o potencial de crescimentos e o porte ideal do empreendimento; portanto é uma valiosa ferramenta para a pesquisa de benchmarking que permite o contÃnuo processo de aprimoramento.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Peña, C. R. (1). Um modelo de avaliação da eficiência da administração pública através do método análise envoltória de dados (DEA). Revista De Administração Contemporânea, 12(1), 83-106. https://doi.org/10.1590/S1415-65552008000100005
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.