Gerenciando pessoas utilizando modelos holÃsticos
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Este artigo propõe-se a estabelecer correlações entre modelos direcionados à gestão de pessoas nas organizações pós-modernas, através da descrição e da identificação de modelos encontrados na literatura, como também oferecer elementos para a reflexão sobre os conceitos advindos desses arquétipos. O ensaio se enquadra como estudo de natureza descritiva, cujas potencialidades relacionadas ao uso da abordagem holÃstica na gestão de pessoas se realizam por intermédio da pesquisa bibliográfica e documental. A realização do artigo, com base na pesquisa bibliográfica e documental, resulta na possibilidade de vislumbrar ações que redundam em um exercÃcio contÃnuo de cidadania corporativa, ações que contribuam para ampliar a consciência de respeito e colaboração entre as pessoas, de forma a beneficiar a todos os envolvidos. Como limitação do estudo pode-se mencionar a não possibilidade de generalizações dos conceitos e modelos para empresas de pequeno porte, visto não ter sido realizada pesquisa empÃrica para essa situação especÃfica. Têm-se ainda, como contribuições do trabalho, a viabilidade de reunir diversos modelos encontrados em estudos anteriores, bem como apresentar os denominadores comuns existentes entre eles.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Maciel, C. M., & Silva, A. F. da. (1). Gerenciando pessoas utilizando modelos holÃsticos. Revista De Administração Contemporânea, 12(1), 35-58. https://doi.org/10.1590/S1415-65552008000100003
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.