A gestão da informação em um hospital universitário: o processo de definição do Patient Core Record



Artigo principal Conteúdo

Mariza Klück Stumpf
Henrique M.R. de Freitas

Resumo

Este trabalho relata o desenvolvimento e os resultados preliminares de um projeto de pesquisa que está sendo executado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), hospital-escola da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como dissertação de mestrado no PPGA/UFRGS. O projeto tem por objetivo definir o conteúdo essencial (Core Record) do Prontuário de Pacientes (PP), com a ativa e fundamental participação de todos os usuários envolvidos (médicos, enfermeiros, administradores, professores, pesquisadores e assessoria jurídica). Esta definição e a participação dos usuários são fundamentais para que o processo de informatização do PP seja concebido e implantado com sucesso. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo exploratório e se orienta por métodos qualitativos de estudo de caso e de focus group (Morgan, 1988), envolvendo os diversos grupos de atores envolvidos no processo de registro, armazenamento e recuperação de informações do prontuário de pacientes. As conclusões dos grupos de discussão (focus group) permitiram definir os requisitos de informações do Patient Core Record, atendendo às necessidades dos diferentes usuários. A validação deste protótipo nos dará a definição do conteúdo das informações do futuro Prontuário Eletrônico do HCPA. A participação ativa das diferentes categorias de usuários envolvidos com o uso dos PP, será fundamental para garantir o acerto das modificações que estão sendo propostas.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Stumpf, M. K., & Freitas, H. M. de. (1). A gestão da informação em um hospital universitário: o processo de definição do Patient Core Record. Revista De Administração Contemporânea, 1(1), 71-99. https://doi.org/10.1590/S1415-65551997000100005
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mariza Klück Stumpf, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta e Coordenadora do Núcleo de Informática em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seus interesses em pesquisa concentram-se em: informática médica, sistema de informação hospitalar, gestão integrada da informação, internet e o suporte informacional para a área de saúde.

Henrique M.R. de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor pela Universidade Pierre Mendès France (Grenoble, França). Atualmente, suas áreas de interesse em pesquisa são: tecnologia da informação; sistemas de apoio à decisão; processo decisório; usuário final; proatividade; gestão integrada da informação; concepção, desenvolvimento, implantação e avaliação de sistemas de informação.