O processo de construção e reconstrução das identidades dos indivíduos nas organizações



Artigo principal Conteúdo

Karina Ribeiro Fernandes
José Carlos Zanelli

Resumo

As identidades dos indivíduos nas organizações são construídas a partir da interação humana, ao se compartilhar objetivos, regras e valores, entre outros, exercendo uma influência considerável sobre a motivação dos trabalhadores, assim como sua satisfação e produtividade. Este artigo pretende identificar, analisar e comentar o processo de construção das identidades dos indivíduos nas organizações. Pretende-se ainda verificar como ocorre o processo de reconstrução dessas identidades em ambientes de mudanças constantes. Será utilizado um enfoque teórico e interpretativo, argumentando que as organizações tendem a determinar o modo como os indivíduos percebem o conjunto de relações sociais relevantes para eles.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Fernandes, K. R., & Zanelli, J. C. (1). O processo de construção e reconstrução das identidades dos indivíduos nas organizações. Revista De Administração Contemporânea, 10(1), 55-72. https://doi.org/10.1590/S1415-65552006000100004
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Karina Ribeiro Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Suas áreas de interesse em pesquisa são administração de empresas, recursos humanos e formação da identidade dos indivíduos.

José Carlos Zanelli, Universidade de Campinas

Doutor em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professor e pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Editor da Revista Psicologia: Organizações e Trabalho. Suas áreas de interesse em pesquisa são comportamento humano nas organizações, interação humana e gestão, cultura e aprendizagem nas organizações, formação e atuação do psicólogo organizacional e do trabalho.