Cosméticos Contém 1g - um caso de empreendedorismo e inovação



Artigo principal Conteúdo

Liliane de Oliveira Guimarães
Guillermo Cardoza

Resumo

Este caso de ensino descreve a fundação e a expansão da Contém 1g, uma empresa brasileira do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Fundada em 1984 como empresa têxtil, seu proprietário redirecionou o negócio e iniciou a produção de perfumes em 1994. A história empresarial da Contém 1g é marcada pelo lançamento de novos produtos e pela utilização, a partir de determinado momento, de um sistema híbrido de vendas: venda direta e franquia. A decisão de expandir o negócio é o ponto de partida para a discussão bem como as habilidades necessárias para consolidar sua posição no mercado internacional. O caso da Contém 1g pode ser utilizado para discutir temas de caráter acadêmico relacionando inovação e empreendedorismo e expansão de empresas bem como servir para iniciar uma discussão sobre processo de desenvolvimento organizacional.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Guimarães, L. de O., & Cardoza, G. (1). Cosméticos Contém 1g - um caso de empreendedorismo e inovação. Revista De Administração Contemporânea, 9(4), 181-199. https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000400010
Seção
Casos de Ensino em Administração
Biografia do Autor

Liliane de Oliveira Guimarães, Fundação Getulio Vargas

Doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas/São Paulo. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Administração (Mestrado) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Fundação Dom Cabral. Suas áreas de interesse em pesquisa são empreendedorismo, inovação, gestão de empresa familiar e redes.

Guillermo Cardoza, Institut des Hautes Etudes de L'Amérique Latine

Doutor em Business Economics, Institut des Hautes Etudes de L'Amérique Latine, Sorbonne University, França. Diretor do Centro de Estudos Euro-latinoamericanos e professor de inovação do Instituto de Empresa - Madri. Suas áreas de interesse em pesquisa são inovação e estratégia.