Lealdade à marca e sensibilidade ao preço: um estudo da escolha da marca pelo consumidor



Artigo principal Conteúdo

Delane Botelho
André Torres Urdan

Resumo

Este artigo empírico usa dados escaneados em painel de domicílios para estimar e analisar a elasticidade-preço da escolha da marca em dois grupos de clientes: os leais e os não leais à marca de uma categoria de bem de consumo. O objetivo principal é verificar diferenças de sensibilidade ao preço entre os grupos de consumidores na escolha da marca. O método usado para a análise dos dados é o da Máxima Verossimilhança, com a abordagem da maximização da utilidade, empregando-se o modelo logit misto, com dois tipos de vetores de parâmetros: o de características dos domicílios e o de atributos das marcas. Os resultados indicam que a diferença de sensibilidade ao preço entre os consumidores varia de acordo com as marcas. Com isto, conclui-se que profissionais de marketing podem tomar decisões mais efetivas de apreçamento levando em conta as características dos domicílios e os atributos das marcas. Considerando que a disponibilidade de dados escaneados no Brasil aumentou consideravelmente desde o início da década de 1990, esta ferramenta de análise pode ser útil ao setor varejista brasileiro.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Botelho, D., & Urdan, A. T. (1). Lealdade à marca e sensibilidade ao preço: um estudo da escolha da marca pelo consumidor. Revista De Administração Contemporânea, 9(4), 163-180. https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000400009
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Delane Botelho, Fundação Getulio Vargas

Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV). Professor adjunto da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE-FGV). Suas áreas de interesse em pesquisa são preço sob a ótica mercadológica e modelos de escolha do consumidor.

André Torres Urdan, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Professor adjunto da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV). Suas áreas de interesse em pesquisa são o preço sob a ótica mercadológica e o desenvolvimento de novos produtos.