Contribuições à consolidação da teoria estratégica interorganizacional: uma análise dos relacionamentos horizontais



Artigo principal Conteúdo

Breno Augusto Diniz Pereira
Eugenio Avila Pedrozo

Resumo

O reconhecimento de que nenhuma organização contempla em si mesma todos os recursos e competências necessárias a uma oferta compatível com a demanda é um novo fator que remete as organizações a ações articuladas de complementaridade em rede. Assim, nesse ambiente de grandes transformações, o processo de gerar novas combinações recai sobre a capacidade das organizações em gerir eficientemente os seus relacionamentos interorganizacionais. Trata-se assim de um tema emergente em que diferentes enfoques levam a discussões polêmicas. O desafio do presente trabalho é aprofundar o conhecimento, ampliar o domínio, oferecer uma visão analítica sobre o tema referente à produção de resultados individuais, por meio do trabalho cooperativo em rede. Também deve ser fruto oriundo deste trabalho a consolidação de um modelo analítico de desenvolvimento de redes interorganizacionais que possa contribuir no auxílio tanto de gestores públicos quanto privados.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Pereira, B. A. D., & Pedrozo, E. A. (1). Contribuições à consolidação da teoria estratégica interorganizacional: uma análise dos relacionamentos horizontais. Revista De Administração Contemporânea, 9(4), 141-161. https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000400008
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Breno Augusto Diniz Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Departamento de Ciências Administrativas e do Curso de Mestrado em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégia empresarial, teoria da cooperação, relacionamentos interorganizacionais e empreendorismo.

Eugenio Avila Pedrozo, Institut National Polytechnique de Lorraine

Doutor pelo Institut National Polytechnique de Lorraine (Nancy/ França). Professor adjunto no Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios do Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (CEPAN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégia, mesoanálise e complexidade.