O Controller como gestor da Tecnologia da Informação - realidade ou ficção?



Artigo principal Conteúdo

Tiago Nascimento Borges
Claudio Parisi
Antonio de Loureiro Gil

Resumo

A Tecnologia da Informação (TI) vem aumentando rapidamente a sua participação em todas as áreas de negócios, criando constantemente novos desafios para os gestores das empresas. Neste panorama, espera-se dos profissionais de Controladoria, responsáveis pelo fornecimento e gestão dos sistemas de informações de controle e avaliação de desempenho da empresa, mais do que simplesmente conhecimento em tecnologia. Estes profissionais precisam participar colaborativamente com a área de TI, do processo de gestão da informatização da empresa. Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a Tecnologia da Informação no ambiente organizacional e a necessidade da Controladoria na gestão desta área. Foi realizada, igualmente, uma pesquisa com gerentes da área de Tecnologia da Informação e Controladoria, a fim de se confrontar opiniões sobre o papel do Controller na gestão da Tecnologia da Informação, obtendo-se alguns resultados interessantes, comentados neste trabalho.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Borges, T. N., Parisi, C., & Gil, A. de L. (1). O Controller como gestor da Tecnologia da Informação - realidade ou ficção?. Revista De Administração Contemporânea, 9(4), 119-140. https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000400007
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tiago Nascimento Borges, Centro Universitário Álvares Penteado

Mestrando em Controladoria e Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado. Professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Sorocaba. Consultor da Gerbo Informática. Suas áreas de interesse em pesquisa são controladoria, tecnologia da informação e gestão de sistemas de informações.

Claudio Parisi, Universidade de São Paulo

Doutor em Contabilidade pelo Departamento de Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo. Professor do curso de Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado. Suas áreas de interesse em pesquisa são controladoria, governança de TI e gestão de riscos.

Antonio de Loureiro Gil, Universidade de São Paulo

Doutor em Contabilidade pelo Departamento de Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo. Professor do curso de Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado. Suas áreas de interesse em pesquisa são tecnologia da informação, gestão de contingências e auditoria.