Contribuição da gestão de operações para a internacionalização de empresas



Artigo principal Conteúdo

Ely Laureano Paiva
Astor Eugênio Hexsel

Resumo

Mercados internacionais têm sido um desafio para empresas brasileiras. Este artigo, com base em múltiplos estudos de caso, avalia o processo de inserção internacional, utilizando o enfoque da gestão de operações. Discutem-se as decisões tomadas ao longo da cadeia de valor de operações, CVO, seguindo uma lógica de estágios e de escolhas estratégicas. Inicialmente, os casos indicam diferentes decisões ao longo da CVO das empresas pesquisadas, considerando diferentes níveis de inserção no mercado internacional. Essas decisões compreendem as atividades de suprimento, pesquisa e desenvolvimento de produtos, P&D, produção, distribuição e serviços agregados. O estudo sugere que nos estágios iniciais as ações são centradas nas atividades de distribuição e serviços e há uma orientação preferencial pela aprendizagem. Por outro lado, em estágios mais avançados, as decisões tomadas ao longo da CVO indicam que escolhas estratégicas levariam à expansão geográfica das atividades nos mercados internacionais.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Paiva, E. L., & Hexsel, A. E. (1). Contribuição da gestão de operações para a internacionalização de empresas. Revista De Administração Contemporânea, 9(4), 73-95. https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000400005
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ely Laureano Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do PPG-Administração na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégia de operações, operações de serviços e operações internacionais.

Astor Eugênio Hexsel, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração de Empresas pela USP. Professor do PPG-Administração na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Consultor de empresas. Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégia, competitividade de PME's, internacionalização de empresas.