Expatriação e estratégia internacional: o papel da famÃlia como fator de equilÃbrio na adaptação do expatriado
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Este artigo procura destacar, por meio de uma revisão da literatura, a importância da internacionalização da estratégia das empresas e o papel da famÃlia do trabalhador no exterior, o expatriado, no processo de seu ajustamento ao novo ambiente. Sendo o ajustamento um fator importante para o sucesso da estratégia de internacionalização, discute-se a importância da internacionalização e da expatriação, a natureza da atividade do expatriado para as empresas, os desafios a serem enfrentados e o papel da famÃlia no processo de ajustamento. Conclui-se que a famÃlia é fundamental neste ajustamento, sendo apresentadas algumas sugestões de pesquisas a serem realizadas, bem como possÃveis hipóteses a serem testadas.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Pereira, N. A. F., Pimentel, R., & Kato, H. T. (1). Expatriação e estratégia internacional: o papel da famÃlia como fator de equilÃbrio na adaptação do expatriado. Revista De Administração Contemporânea, 9(4), 53-71. https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000400004
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.