Um estudo da informatização em empresas industriais paulistas



Artigo principal Conteúdo

Antonio Geraldo da Rocha Vidal
Ronaldo Zwicker
Cesar Alexandre de Souza

Resumo

Este trabalho tem como objetivo o estudo dos principais recursos envolvidos no uso de Tecnologia da Informação por empresas industriais, relacionados com a infra-estrutura de tecnologia, sistemas de informação, negócios eletrônicos, recursos humanos e investimentos. Inicialmente são discutidos conceitos relacionados ao assunto e em seguida são apresentados os resultados de uma pesquisa de natureza descritiva, conduzida em 326 indústrias paulistas de pequeno, médio e grande porte. Os resultados permitem caracterizar o emprego de recursos de TI e estabelecer comparações entre os diferentes portes de empresa em relação às variáveis pesquisadas. Este trabalho representa a primeira parte de um projeto de especificação de métricas e instrumentos que possibilitem avaliar o nível de informatização de empresas industriais.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Vidal, A. G. da R., Zwicker, R., & Souza, C. A. de. (1). Um estudo da informatização em empresas industriais paulistas. Revista De Administração Contemporânea, 9(2), 169-191. https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000200009
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Antonio Geraldo da Rocha Vidal, Universidade de São Paulo

Doutor, Mestre e Graduado em Administração pela FEA/USP e Engenheiro Civil pela POLI/USP. Professor da FEA/USP, Coordenador de Projetos da Fundação Instituto de Administração e Consultor de Empresas nas áreas de Sistemas de Informação e Tecnologia Internet. Suas áreas de interesse em pesquisa são informatização de empresas, projeto e desenvolvimento de sistemas de informação, tecnologias Internet e ferramentas para educação à distância (via Internet).

Ronaldo Zwicker, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA/USP), Mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME/USP) e Engenheiro Químico pela Escola Politécnica da USP (POLI/USP). Professor do Departamento de Administração da FEA/USP e Consultor de Empresas. Suas áreas de interesse em pesquisa são administração de TI, sistemas ERP, fatores humanos em TI, aprendizagem auxiliada por tecnologia de computação, inteligência artificial.

Cesar Alexandre de Souza, Universidade de São Paulo

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Administração pela FEA/USP e Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP (POLI/USP). Professor Pesquisador da Universidade São Judas Tadeu e Consultor de Empresas na área de tecnologia em sistemas de informação. Suas áreas de interesse em pesquisa são administração de TI e SI, sistemas ERP, informatização de pequenas e médias empresas.