Alinhamento estratégico da utilização da internet e do comércio eletrônico: os casos Magazine Luiza e Fleury



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Amarolinda I. Costa Zanela Saccol

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que tem por objetivo identificar como ocorre a formação de estratégias e o planejamento da utilização da Internet e do Comércio Eletrônico (CE) considerando a questão do Alinhamento Estratégico, no contexto brasileiro. Para isso, utiliza o método de Estudos de Casos Múltiplos, analisando duas empresas de referência, consideradas pioneiras na utilização da Internet e do CE de forma intensiva, no Brasil: o Magazine Luiza, no setor varejista, e o Fleury - Centro de Medicina Diagnóstica, no setor serviços. Apesar de as empresas pesquisadas pertencerem a segmentos distintos, foram encontrados diversos pontos comuns que ajudam na compreensão da questão pesquisada, indicando elementos que contribuem para o Alinhamento Estratégico da Internet/CE com a estratégia organizacional e com a estratégia de Tecnologia de Informação.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Saccol, A. I. C. Z. (1). Alinhamento estratégico da utilização da internet e do comércio eletrônico: os casos Magazine Luiza e Fleury. Revista De Administração Contemporânea, 9(2), 59-80. https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000200004
Seção
Artigos de Pesquisa
Biografia do Autor

Amarolinda I. Costa Zanela Saccol, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS). Professora e pesquisadora da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e Consultora ad hoc na área de Sistemas de Informação. Suas áreas de interesse em pesquisa são gestão da tecnologia da informação, sistemas de informação e organizações.