Formação gerencial: pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades de prática



Artigo principal Conteúdo

Cláudia Simone Antonello
Roberto Ruas

Resumo

O artigo pretende repensar a questão da formação gerencial e, neste sentido, destaca dois aspectos que estão estreitamente vinculados a esta temática: a) analisa a perspectiva da abordagem aprendizagem na ação nos cursos de formação gerencial de longa duração; b) introduz uma discussão acerca das alternativas para superar as dificuldades referentes à efetividade desses cursos na perspectiva de resposta às problemáticas empresariais. A partir destes objetivos, o artigo examina as possibilidades dos processos de Aprendizagem na Ação em cursos de pósgraduação lato sensu como forma de articulação entre informação teórica e experiência pessoal/profissional. Neste sentido, analisa a questão da estratégia de aprendizagem e reflete sobre o fato de ela ser tão ou mais importante que os conteúdos específicos das disciplinas e seminários, pelo menos no que se refere ao desenvolvimento de certo tipo de competências. Resulta em propor e discutir uma concepção que visa estabelecer conexões mais sistemáticas entre a modalidade de curso analisada e o processo de desenvolvimento de competências. Essa concepção é baseada na emergência de novos paradigmas no campo da aprendizagem e formação gerencial, cujos fundamentos se concentram na abordagem Aprendizagem na Ação, com destaque para a noção de Comunidades de Prática nas organizações.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Antonello, C. S., & Ruas, R. (1). Formação gerencial: pós-graduação lato sensu e o papel das comunidades de prática. Revista De Administração Contemporânea, 9(2), 35-58. https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000200003
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cláudia Simone Antonello, Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS/PPGA); Psicóloga; Professora e Pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP; pesquisadora do NEPA/Mackenzie - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Administração e do GAP/UFRGS - Grupo de Estudos em Aprendizagem. Suas áreas de interesse em pesquisa são aprendizagem nas organizações, desenvolvimento gerencial, competências e ensino em Administração.

Roberto Ruas, École Des Hautes Études Commerciales

Pós-doutorado em Administração - École Des Hautes Études Commerciales - Canadá; doutor em Economia - Université Jules Verne - França, Professor da Escola de Administração da UFRGS, Professor Visitante FEA-USP; Professor convidado dos programas - FEA-USP, FIA-SP, NPGA-UFBA; Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq e Consultor de Projetos na área de Gestão por Competências e Aprendizagem Organizacional. Suas áreas de interesse em pesquisa são competências organizacionais e aprendizagem.