Conhecimento, inovação e competência em organizações financeiras: uma análise sob o ponto de vista de gestores de bancos



Artigo principal Conteúdo

Marcel Ginotti Pires
Reynaldo Cavalheiro Marcondes

Resumo

Este artigo trata o conhecimento, a inovação e as competências essenciais como elementos fundamentais para se buscar a melhoria da competitividade no setor bancário. Está apoiado em pesquisa exploratória qualitativa em que foram entrevistados sete executivos da cúpula de diferentes grandes bancos que operam no país. Foram realizadas entrevistas em profundidade e os dados foram tratados com técnicas da análise de conteúdo. Os resultados encontrados mostram o seguinte: o conhecimento não é objeto de gestão e a ênfase é dada à manipulação de dados sobre os clientes, sem se considerarem as oportunidades efetivas de aprendizado; a inovação não se configura como essencial para a sobrevivência dos bancos estudados, pois não é vista como vantagem competitiva sustentável, devido a que as práticas de imitação são corriqueiras; as competências essenciais são um conceito claro para os executivos entrevistados, mas eles não têm clareza quanto a como conectá-las com as competências individuais, além do que são favoráveis mais à sua aquisição externa do que ao desenvolvimento delas internamente.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Pires, M. G., & Marcondes, R. C. (1). Conhecimento, inovação e competência em organizações financeiras: uma análise sob o ponto de vista de gestores de bancos. Revista De Administração Contemporânea, 8(spe), 61-78. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000500005
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcel Ginotti Pires, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor Auxiliar da Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de Analista de Suporte Tecnológico Sênior do Banco Nossa Caixa S.A. Suas áreas de interesse em pesquisa são teoria organizacional, inovação, estratégias organizacionais, tecnologia de informação, competências essenciais.

Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégias, comportamento organizacional.