Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos



Artigo principal Conteúdo

Camilla B. Rodrigues Cochia
Clóvis L. Machado-da-Silva

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi verificar de que maneira os esquemas interpretativos dos dirigentes de pequenas empresas dos setores de vestuário e de alimentos no Estado do Paraná atuaram como mediadores das estratégias de ação dessas organizações, em face das pressões técnicas e institucionais do contexto ambiental, no período compreendido entre 1998 e 2001. A pesquisa, do tipo levantamento, envolveu 72 pequenas empresas dos dois setores, mediante a utilização da técnica de amostragem por adesão. Os dados, obtidos por meio de questionário e mediante consulta a publicações especializadas, foram tratados de modo descritivo-quantitativo, com uso dos procedimentos de análise de agrupamento. Os resultados corroboraram a hipótese básica de que diferentes grupos de empreendedores adotam posicionamentos estratégicos diversos diante de condições e pressões ambientais competitivas equivalentes, demonstrando, assim, a validade das proposições teóricas oriundas da perspectiva institucional de análise e da abordagem cognitiva da estratégia.

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Como Citar
Cochia, C. B. R., & Machado-da-Silva, C. L. (1). Ambiente, interpretação e estratégia em organizações paranaenses dos setores de vestuário e alimentos. Revista De Administração Contemporânea, 8(spe), 11-35. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000500003
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Camilla B. Rodrigues Cochia, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais e Estratégia do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná. Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégia em organizações, mudança e análise organizacional.

Clóvis L. Machado-da-Silva, Michigan State University

Ph.D. em Estudos Organizacionais e Estratégia pela Michigan State University, USA. Professor Titular e Coordenador do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná, além de Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração e Pesquisador nível 1-A do CNPq. Suas áreas de interesse em pesquisa são teoria institucional, cultura e mudança organizacional, estratégia em organizações, procedimentos quantitativos e qualitativos de pesquisa em organizações.