ALLservice: os conflitos da discussão do orçamento anual



Artigo principal Conteúdo

Fábio Frezatti
Reinaldo Guerreiro
Tania Casado

Resumo

Este Caso de Ensino tem por objetivo a discussão do processo de desenvolvimento e aprovação do orçamento, dentro de uma empresa de TI. O caso oferece oportunidades para a apresentação dos principais aspectos conceituais envolvidos no planejamento estratégico e na elaboração do orçamento empresarial. Relatado a partir da ótica de um dos executivos, apresenta a história da ALLservice: seu crescimento e dilemas de sobrevivência e expansão, refletindo uma situação real em que foram trocados tanto o verdadeiro nome da entidade como as informações numéricas, por interesse da mesma. A estratégia de ensino consiste em possibilitar que o aluno vivencie os conflitos que tal situação proporciona, ao buscar a conciliação entre os aspectos conceituais e as variáveis comportamentais presentes na situação. O enredo começa quando os principais executivos da ALLservicereuniram-se para analisar e discutir o orçamento de 2004. Convivendo com argumentos de que o cenário anterior era diferente, a proposta do orçamento apresentava diferenças significativas em relação ao plano estratégico, o que provocou a não aceitação do mesmo pelo presidente, que exigiu uma revisão do trabalho. O dilema apresentado corresponde à situação em que os participantes, colocando-se no lugar do presidente da empresa, devem decidir pela aprovação ou não da proposta do orçamento.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Frezatti, F., Guerreiro, R., & Casado, T. (1). ALLservice: os conflitos da discussão do orçamento anual. Revista De Administração Contemporânea, 8(4), 183-202. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000400010
Seção
Casos de Ensino em Administração
Biografia do Autor

Fábio Frezatti, Universidade de São Paulo

Professor Associado, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Diretor Administrativo da FIPECAFI, pesquisador CNPq na área de controle gerencial e análises de valor de empresas. Suas áreas de interesse em pesquisa são planejamento, controle e avaliação de desempenho empresarial, gestão de valor nas empresas, aspectos comportamentais do planejamento e controle.

Reinaldo Guerreiro, Universidade de São Paulo

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Professor Titular e Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Vice-Presidente da Fipecafi, consultor de empresas e pesquisador na área de contabilidade gerencial e gestão econômica de empresas. Suas áreas de interesse em pesquisa são planejamento, controle e avaliação de desempenho empresarial, mensuração econômico-financeira, concepção de sistemas para gestão empresarial.

Tania Casado, Universidade de São Paulo

Psicóloga. Mestre e Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da FEA/USP. Consultora de empresas em Comportamento Organizacional. Coordenadora do Programa de Orientação de Carreiras da FEA/USP. Coordenadora da Seção de Estágios e Empregos da FEA/USP. Suas áreas de interesse em pesquisa são desenvolvimento e aplicação do potencial humano, diferenças individuais, desenvolvimento e planejamento de carreiras, valores profissionais.