A lucratividade inerente e implícita no estoque na análise de liquidez estática



Artigo principal Conteúdo

Adail Marcos Lima da Silva
Guilherme de Albuquerque Cavalcanti

Resumo

O objetivo central deste trabalho é equacionar a perspectiva estática em um processo de aprimoramento da manipulação do estoque na tradicional análise de liquidez. Especificamente, a margem de lucratividade do estoque é utilizada para corrigir os saldos dos estoques, apregoando a substituição estática pela dinâmica. O artigo apresenta referencial teórico sobre análise de liquidez e solvência e a relação da lucratividade com esses fatores. O estudo é teórico e conduz a inserção da lucratividade em cálculos tradicionais de capital circulante líquido, liquidez geral, liquidez corrente e liquidez de Kanitz, que matematicamente modificados se adaptam à lógica dinâmica, o que permite o cálculo de valores mais confiáveis à mensuração da solvência de curto prazo.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, A. M. L. da, & Cavalcanti, G. de A. (1). A lucratividade inerente e implícita no estoque na análise de liquidez estática. Revista De Administração Contemporânea, 8(4), 139-160. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000400008
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adail Marcos Lima da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP) e instrutor de cursos de Matemática Financeira com e sem HP-12C, Análise de Investimentos Econômicos e Financeiros, Administração Financeira e Análise das Demonstrações Contábeis. Suas áreas de interesse em pesquisa são métodos quantitativos, custos, economia, finanças e análise de balanços.

Guilherme de Albuquerque Cavalcanti, Universidade de Grenoble

Doutor em Economia pela Universidade de Grenoble/França. Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e dos cursos de Mestrado em Economia do CME/PPGE/UFPB, Mestrado em Administração do CMA/PPGA/UFPB e Mestrado em Engenharia de Produção do CMEP/PPGE/UFPB. Suas áreas de interesse em pesquisa são economia industrial, economia de empresas, finanças, análise de balanços e métodos de pesquisa.